A criação de cenários em ambiente virtual

A criação de cenários em ambiente virtual

 

A criação de um cenário de simulação virtual é o processo de concepção, planejamento e montagem de um exercício militar, semelhante ao tradicionalmente feito no terreno, entretanto, em um ambiente virtual, apoiado em ferramentas de simulação e respeitando as características e peculiaridades próprias deste tipo de atividade. É um processo contínuo, variável com relação à sua complexidade e objetivos e que, por consequência, demanda eficiência, objetividade e coordenação, desde a sua concepção, até a criação propriamente dita. Duas áreas do conhecimento são essenciais para o bom desempenho da tarefa de criação de cenários: o conhecimento técnico e tático de emprego de forças militares em combate, e o conhecimento técnico de operação do software de simulação escolhido, por meio da interface disponível. A experiência do instrutor neste tipo de atividade não é considerada fundamental, porém favorece muito na qualidade final do trabalho.

 

METODOLOGIA DA CRIAÇÃO DE CENÁRIOS EM AMBIENTE VIRTUAL

A criação de cenários de treinamento em simulação virtual é um processo linear e gradual, que começa com a concepção do exercício e termina com a confecção da ficha de cenário, transcorrendo da seguinte forma:

 

Figura 1: criação de cenários de treinamento em simulação virtual
Fonte: o autor
 

Importante destacar que as fases acima descritas não são isoladas umas das outras. Não é necessário que a fase anterior se encerre para se dar início à próxima. As fases descritas seguem uma sequência lógica, mas se desenvolvem de forma sobreposta e gradual, não havendo solução de continuidade.

 

CENÁRIOS DE AMBIENTAÇÃO

Alguns simuladores virtuais não possuem a ergonomia, os comandos e os controles idênticos aos presentes nos diversos equipamentos e MEM, tais como os Treinadores Sintéticos e o Simulador Virtual Tático, por exemplo. Por isso, faz-se necessário que, para a operação de cada tipo de simulador, o instruendo passe por um cenário de ambientação antes do início de um treinamento. O cenário de ambientação é o primeiro passo para a execução de toda atividade de treinamento militar desenvolvida com o apoio da simulação virtual. Pode-se afirmar que a ambientação é a “interface” entre o mundo real e o virtual, permitindo que os executantes apliquem os conhecimentos já adquiridos na instrução militar com o mínimo de perda de suas habilidades individuais e capacidades coletivas.

 

CENÁRIOS DE TREINAMENTO DE PROCEDIMENTOS

Os cenários de procedimentos têm a finalidade de capacitar e manter as habilidades exigidas para o desempenho das diversas funções. Contêm uma sequência de ações ou instruções que são seguidas para resolver um problema ou efetuar uma tarefa, são exaustivamente empregados nas fases inicias de treinamento. Esses cenários reproduzem situações de rotina, operando o MEM em condições normais, levando os instruendos à realização de tarefas simples e frequentes, porém, podem ser criadas situações de exceção ou críticas, momento em que os instruendos realizam tarefas específicas para reagir a determinadas panes ou situações.

 

CENÁRIOS DE TÉCNICA DE TIRO E OUTRAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS

Os cenários de técnica de tiro são fundamentais para o bom treinamento das guarnições de blindados, tripulações de aeronaves e operadores de sistemas de armas complexos. Os instruendos desenvolvem a autoconfiança necessária e obter a certeza de que, com a aplicação de uma boa técnica, não cometerão erros. São trabalhados aspectos técnicos inerentes ao emprego do sistema d’armas em questão, como a motricidade, a busca e detecção de alvos, a identificação e priorização de alvos, aferição de distâncias pelo telêmetro laser ou pelo retículo, seleção de munição, comando de tiro e transferência de alvos, entre outros.

 

Figura 2: Simulador Virtual Tático (SVT)
Fonte: o autor
 
 

CENÁRIOS DE TÉCNICA DE COMBATE

São os cenários que compõem a base do desempenho tático de frações até o nível Pelotão. É inviável e indesejável didaticamente empregar um Pel em um cenário de treinamento de operações, sem antes ter executado alguns cenários básicos de Técnicas de Combate, como Maneabilidade e TAI, por exemplo. Cabe mais uma vez ao instrutor definir que cenários de Técnicas de Combate serão imprescindíveis para o bom desempenho das ações táticas e operações que se pretendem realizar.

 

CENÁRIOS DE AÇÕES TÁTICAS

São cenários que, dentro de uma gradualidade desde os cenários de ambientação até os de operação, caracterizam a transição de um treinamento mais técnico para um treinamento mais tático, com a inserção gradual de ferramentas e características comuns às operações e exercícios militares, seja real ou virtual, como por exemplo: situação tática, ordem de operações, emissão de ordens, ensaios, entre outros.

 

Figura 3: Criação de um cenário no software Steel Beasts
Fonte: o autor
 
 

CENÁRIOS DE OPERAÇÕES MILITARES

São cenários complexos, que envolvem um contexto tático abrangente, que inclui todos os escalões considerados – amigo e inimigo, assim como praticamente todas as funções de combate, forçando o comandante da tropa executante a realizar detalhado trabalho de comando, previamente à sua execução. A execução deste tipo de cenário deve prever ações amigas e inimigas que realmente caracterizem a complexidade do campo de batalha moderno, levando o comandante tático em todos os níveis ao mais elevado grau possível de estresse, exigindo do mesmo a demonstração clara de atributos importantes para o comandante militar em combate, como: iniciativa, capacidade de direção e controle, decisão, liderança, conhecimento técnico-profissional, resistência e equilíbrio emocional, entre muitos outros.

Dado o exposto, nota-se que a qualidade na criação de um cenário virtual influencia diretamente no aprendizado e adestramento da tropa que está sendo treinada. Sendo assim, é de suma importância que os cenários atendam os objetivos a que se destina o treinamento, respeitando as características e peculiaridades próprias deste tipo de atividade.

 

 

AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!
 
 
 

Bruno Fernandes Mendonça – 3º Sgt
Instrutor do CI Bld
Carlos Alexandre Geovanini dos Santos - Cel
Comandante do CI Bld