VN12, A NOVA VBC FUZ DA NORINCO
2º Sgt Ubal – CI Bld
Figura 1: ZBD-97
A empresa China North Industries Corporation (NORINCO) apresentou recentemente o VN12, sua mais nova Viatura Blindada de Combate de Fuzileiros (VBC Fuz), versão para exportação do modelo ZBD-97.
O VN12 possui peso de combate de 23 toneladas e capacidade para sete militares, além do comandante, do atirador e do motorista. O chassi e a torre são feitos de aço totalmente soldado, com adição de blindagem modular. A NORINCO afirma que o VN12 pode ser equipado com vários níveis de sistemas de blindagem balística passiva, para atender ao padrão STANAG 4569, níveis III, IV e V, da OTAN. Não foram divulgados detalhes sobre o nível de proteção antiminas.
A estação de armas é muito semelhante à de outros veículos blindados chineses, incluindo o ZDB-09 e o ZDB-05. Localizada no meio do chassi, comporta duas pessoas e é equipada com um canhão de 30 milímetros de dupla alimentação e uma metralhadora coaxial 7,62 milímetros (MG). A estação possui também duas rampas de seis lançadores de granadas de 76 milímetros, uma de cada lado. As granadas podem ser tanto fumígenas quanto alto-explosivas (high explosive - HE).
Cada lado da torre possui também um lançador de míssil guiado anticarro (anti-tank guided weapon – ATGW), denominado Red Arrow HJ-73D. O sistema faz parte da segunda geração de armas anticarro (semi-automatic command-to-line of sight - SACLOS) e está equipado com uma ogiva altoexplosiva anticarro (high explosive anti-tank - HEAT) de cada lado, capaz de penetrar 280 milímetros de blindagem de aço protegido por blindagem reativa explosiva (Explosive Reactive Armour – ERA).
O míssil HJ-73D tem alcance mínimo de 500 metros, alcance máximo de 3000 metros, e velocidade de 130 m/s, considerada baixa quando comparada a armas anticarro mais recentes. Outra desvantagem dos mísseis HJ-73D é que os mesmos devem ser recarregados manualmente e não estão protegidos de disparos de armas de pequeno calibre, tampouco de estilhaços.
O NV12 possui sistema de intensificação de imagem residual como complemento ao sistema de imagem termal, o que lhe confere capacidade em praticamente todas condições atmosféricas.
O VN12 é tracionado por um motor turbo Diesel com 526 hp, combinado com uma transmissão automática com quatro marchas à frente e uma a ré. Essa combinação proporciona uma velocidade de máxima de 70 km/h em estrada, e uma relação peso/potência de 23,32 hp/ton. O conjunto de força é montado no lado frontal direito, com o motorista imediatamente à esquerda.
O VN12 IFV possui capacidade anfíbia. Combinada com a blindagem modular na torre e no chassi, com os sistemas de proteção QBN, de extinção de incêndio e de supressão de explosão, essas características conferem ao VN12 alta capacidade de sobrevivência.
O VN12 é equipado com uma arquitetura eletrônica mais fácil de atualizar e integrar sistemas de gerenciamento do campo de batalha (Battle Management Systems - BMS) e equipamentos de comunicação específicos.
Além da VBC Fuz, o VN12 será desenvolvido em outras versões, incluindo VBTP, posto de comando, e uma versão equipada com uma torre armada com canhão 105 mm.
CAMPEONATO MUNDIAL DE BIATLO DE BLINDADOS
Maj Londero – CI Bld
Figura 2: Circuito da competição
O Major LONDERO e o Terceiro-Sargento WYLOT, ambos do Centro de Instrução de Blindados, participaram como observadores da segunda edição do Tank Biathlon World Championship (Campeonato Mundial de Biatlo de Blindados). A competição é disputada por pelotões (equipes) e guarnições de Carros de Combate (CC) nas Instalações de Treinamento de Alabino, a cerca de 60 km a sudoeste do centro de Moscou, na Federação da Rússia.
As equipes são constituídas por três guarnições titulares e uma guarnição reserva. Cada país define a constituição das guarnições, não havendo obrigatoriedade de existir laço tático entre os elementos da guarnição.
A competição transcorre em quatro etapas: individual, sprint/perseguição, exercícios esportivos e revezamento. O comprimento da pista varia em cada etapa, com a menor pista de 3 km e a maior de 7,1 km. Os principais quesitos avaliados são mobilidade, potência de fogo e preparo físico das guarnições.
As guarnições são exigidas no que diz respeito à conduta auto, manejo do armamento principal e secundário, depanagens e escola da guarnição. Os desafios encarados são obstáculos frontais, tiro com armamento principal e secundário, transposição de vau (1 m), campo de minas, rampa vertical, ponte, rampa com inclinação lateral e degrau. Em relação ao preparo físico, os militares realizam na 3ª etapa flexão de braço, abdominal e corrida de 100 m, além de um “exercício complexo” (toda guarnição junta, em uma pista estilo PPM).
Outras características essenciais para a tropa blindada, como proteção blindada, flexibilidade das comunicações, bem como a atitude tática das guarnições, não são consideradas na competição.
Os países podem participar com seus próprios Carros de Combate ou utilizarem meios cedidos pela organização da competição (Carros de Combate T-72B1).
T-72B3M
A Rússia participou da competição com uma versão distinta do T-72, denominada T-72B3M.
O CC utilizado pela Rússia possui novo motor de 1130hp, contra 780hp do T-72, o que o deixou notadamente mais veloz que os outros CC. Além disso, o T-72B3M teve incremento de nova luneta panorâmica para o comandante do CC, transmissão automática, bem como novos optrônicos e novo sistema de controle de fogo com capacidade hunter-killer.
Todos os países que participaram da etapa final (4ª etapa – revezamento) estavam utilizando meios próprios. O único país que não utilizou o T-72 foi a China, que participou com o Type 96 A, terminando a competição por equipe em 3º lugar.
Os países competidores em 2014 foram: Angola, Armênia, Bielorrúsia, Cazaquistão, China, Índia, Kwait, Mongólia, Quirguistão, Rússia, Sérvia e Venezuela.
Figura 3: 3º Sgt Wylot, Ten Cel Eduardo (DF), Cel Coutinho (Adido) e Maj Londero
REINO UNIDO RECONFIGURA VBC FUZ PARA VBC MRT
2º Sgt Pinheiro – CI Bld
Figura 4: VBC Mrt Warrior
VN12, A NOVA VBC FUZ DA NORINCO
2º Sgt Ubal – CI Bld
Figura 6: Case Telescoped Weapon System
O consórcio anglo-francês CTA Internacional (CTAI), formado pela união das empresas Nexter e BAE Systems, completou os ensaios de seu canhão de 40 milímetros, bem como os primeiros dois dos cinco tipos de munição que está desenvolvendo.
O Sistema de Armas denominado CTWS (Case Telescoped Weapon System) é composto por munições onde o projétil é ou parcial ou totalmente envolvida pelo propelente.
Figura 7: Munição cased telescoped
Munição cased telescoped O sistema de carregamento para os lados por meio de munhões e o mecanismo de alimentação e munição compacto proporcionam mais espaço na torre, garantindo mais conforto e segurança à guarnição.
Nexter T40
A torre Nexter T40 é um dos dois projetos em andamento que usam o CTWS como armamento principal. A outra é a torre da empresa Lockheed Martin UK para o Programa de Sustentação das Capacidades do Warrior. A T40 é uma torre para dois homens com o CTWS como armamento principal. A Nexter desenvolveu essa torre para o projeto de novo veículo de reconhecimento do exército francês, para substituir as plataformas AMX-10RC 6x6 e o ERC- 90 Sagaie.
Figura 8: Nexter T40
A estrutura da torre é construída em alumínio com blindagem de aço adicional. A torre oferece proteção STANAG 4569 nível 4, que garante proteção contra munição 14,5 milímetros de metralhadoras pesadas.
A torre pesa 4,2 toneladas, e conta ainda com sistema de advertência de emissão laser e sistema de consciência situacional.
Fonte: Army Recognition (www.armyrecognition.com), Relatório de missão no exterior e IHS Jane's 360 (www.janes.com)