TEMAS TRATADOS NESTA EDIÇÃO
Viatura Blindada leve Jackal
Viatura Blindada leve GAZ-2330 Tigr
Viatura Blindada leve Cobra
Viatura Blindada leve Lince
Viatura Blindada leve Dingo 2
Viatura Blindada Leve JACKAL - Reino Unido
Bárbara Elisa Marmor da Silva
Acadêmica do Curso de Comunicação Social-Habilitação em Jornalismo da UFSM
O Jackal 1 ou MWMIK (Mobility Weapon Mounted Installation Kit) é um veículo de reconhecimento desenvolvido pela empresa Supacat. O blindado foi comprado em julho de 2007 pelo Reino Unido, com objetivo de reforçar as tropas britânicas no Iraque e Afeganistão.
De acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido, a aquisição do Jackal serviu para complementar a frota de Land Rovers utilizadas pelas tropas britânicas no Iraque e Afeganistão, isso porque as viaturas atendiam às exigências por um veículo de patrulha leve, ágil e bem armado. Além disso, tinham como função fazer a vigilância e o reconhecimento de longo alcance do terreno.
O design do carro é baseado no High Mobility Transporter 400 (HMT), 4x4, de alta mobilidade, desenvolvido por uma antiga subsidiária da Supacat e, agora, construído sob licença da Lockheed Martin. A montagem do chassi é responsabilidade da Universal Engineering. O blindado conta ainda com amortecedores da Fox Racing Shox, transmissão desenvolvida pela Allison e o pacote eletrônico da Fujitsu e da Smartgauge Eletronics.
Além desses, de acordo com o Ministério da Defesa Inglês, o casco do veículo incorpora os mais recentes pacotes de blindagem explosiva e balística fornecidos pela Jankel Amouring Ltd. O blindado é alimentado por um motor Cummins ISBe Euro3 a Diesel de 5,9 litros e pode ser equipado com acessórios de comunicação BOWMAN.
Entre as características do Jackal, destacam-se sua mobilidade, resistência e manobrabilidade. O veículo possui autonomia de 800km de distância. O blindado possui um sistema de suspensão pneumática ajustável.
O veículo pode ser armado com metralhadoras 7,62mm, 12,7 mm ou lançadores de granada 40 mm.
O carro pode manter velocidades off-road de até 79km/h, além de atingir uma velocidade máxima de 80km/h, o que permite às tropas utilizar o blindado para realizar rotas menos convencionais e com menores chances de ser emboscada pelo inimigo.
DIMENSÕES, PESO E MOBILIDADE |
|
|
|
Peso |
Velocidade |
6,650 t |
130 km/h |
Comprimento |
Motor |
5,39 m |
Euro3 185 HP |
Largura |
Guarnição |
2 m |
1 + 4 |
Altura |
Autonomia |
1,97 m |
800 Km |
Viatura Blindada Leve Gaz-2330 Tigr - Rússia
Amanda Iung
Acadêmica do Curso de Comunicação Social-Habilitação em Jornalismo da UFSM
GAZ-2330 Tigr (palavra russa que significa tigre) é uma viatura Blindada Multitarefa Leve sobre Rodas 4x4 fabricada pela companhia russa BKM parte do conhecido grupo GAZ e utilizada pelos Ministérios da Defesa e do Interior da Federação Russa. Sua produção iniciou em 2004 e, até 2005, apenas 96 unidades foram manufaturadas devido ao seu alto custo de produção.
O primeiro protótipo da linha Tigr foi apresentado em 2002 e produzido a partir de 2004. A China recebeu 100 viaturas SPM-2E Tigr em 2008, e a Nicarágua assinou um contrato de compra para veículos da mesma linha em 2012.
O GAZ-2330 foi utilizado pelas forças russas durante o conflito com a Ucrânia pela região da Crimeia em 2014. A viatura é utilizada para o transporte de tropas e equipamentos dentro e fora da estrada e é capaz de operar em temperaturas entre -14ºC e 50ºC. A versão padrão do veículo Tigr oferece assentos para o motorista e 11 passageiros (1+11). Outras versões da viatura podem acomodar 1+3, 2+4 ou 2+7 militares.
A viatura pode ser armada com uma metralhadora leve ou um lançador de granadas. Além disso, oferece proteção contra armas de fogo, estilhaços de projéteis de artilharia e dispositivos explosivos improvisados.
O Tigr funciona com um motor diesel Cummins B205 20 que permite alcançar velocidade de 140km/h em estrada e 80 km/h através campo. Possui funcionalidade de pré-aquecimento para temperaturas de frio extremo e um sistema de extinção de incêndios. Também, consegue atravessar cursos d´água de até 1,2m de profundidade. Um diferencial entre outras viaturas desse tipo, o guincho elétrico que a equipa possui um cabo de aço de 20m com força de tração de 4.000 kg.
DIMENSÕES, PESO E MOBILIDADE |
|
|
|
Peso |
Velocidade |
7,2 t |
140 Km/h |
Comprimento |
Motor |
5,7 m |
205 Hp |
Largura |
Guarnição |
2,4 m |
11 |
Altura |
Autonomia |
2,4 m |
900 Km |
Viatura Blindada Leve COBRA -Turquia
2º Sgt Krusche – CI Bld
A Viatura Blindada Leve 4x4 COBRA foi desenvolvida pela empresa turca Otokar com base no americano HMMWV 4x4 (Hamvee), utilizado em grande número pelos EUA e outros países. O COBRA é um veículo versátil que pode ser adapatdo às exigências da missão, uma tendência das atuais viaturas modernas.
O veículo equipa o Exército Turco e, também, foi exportado para Argélia, Bahrein, Maldivas, Nigéria, Paquistão, Eslovênia e Emirados Árabes Unidos, demonstrando capacidade de emprego em diferentes terrenos e condições climáticas.
A viatura tem capacidade para transportar até nove militares equipados, sendo dois da tripulação, e ser transportado por aeronaves tipo C-130. A blindagem do carro oferece proteção contra projéteis 7,62mm e estilhaços de granada, além de uma boa proteção contra minas terrestres. Por encomenda, pode receber blindagem adicional, além de sistema de proteção químico, biológico, radiológico e nuclear (QBRN).
Originalmente, vem equipado com câmera de visão traseira, câmera frontal térmica, sistema de ar condicionado e sistema de iluminação blackout. O motor V8 turbocompressor de 6,5 litros da General Motors (GM) desenvolve 190 HP. Os pneus possuem o sistema run-flat, que permitem ao veículo rodar com o pneu furado, sendo o sistema de enchimento de pneus (CTIS) um opcional.
A torre é adaptavel para armamentos como metralhadoras 12,7 mm e 7,62mm, que podem ser operadas remotamente da cabine. Conta também com a possibilidade de lança-granadas 40mm e adaptação de canhão até 30 mm, além de poder ser equipada com mísseis TOW.
Possui um desempenho excelente no campo, pois possui suspensão independente e travamento do diferencial que o tornam totalmente equipado para atravessar terrenos extremamente difíceis. Uma versão anfíbia da viatura foi desenvolvida com kit de propulsores que permite ao veículo entrar na água sem preparação prévia. Seu design moderno fornece recursos importantes, como alta mobilidade, eficácia em combate e melhor capacidade de sobrevivência.
A viatura tem uma versão comum multi-tarefa, podendo ser adquirido também nas versões de reconhecimento, radar, observação, ambulância e posto de comando. Além do emprego nas Forças Armadas, o COBRA também pode ser adaptado para o meio civil.
Em 2013, foi apresentada a versão COBRA II, com um peso de combate que é aproximadamente o dobro do seu antecessor, mais largo e comprido, sendo mais adaptado as exigências do combate moderno.
DIMENSÕES, PESO E MOBILIDADE |
|
|
|
Peso |
Velocidade |
4,63 Kg |
115 km/h |
Comprimento |
Motor |
4,63 m |
381 Hp |
Largura |
Guarnição |
1,97 m |
2 + 7 |
Altura |
Autonomia |
2,13 m |
750 km |
Viatura Blindada Leve Lince - Itália
2º Sgt Krusche – CI Bld
veículo blindado leve 4x4 Lince se enquadra na categoria Light Multirole Vehicle (LMV), recebendo a nomenclatura de Viatura Blindada Leve Multi-Tarefa (VBMT) no Brasil. Ela foi fabricado pela IVECO Defense Vehicles, e entrou em serviço pelo Exército Italiano em 2006. É um véiculo tático, extremamente móvel e ágil, capaz de operar através de um vasta gama de terrenos exigentes, se adaptando a operações em temperaturas extremas e alta umidade. Produzido nas versões comando, reconhecimento, veículo de ligação e patrulha foi adquirido também por países como Bélgica, Croácia, República Tcheca, Noruega, Espanha, Reino Unido, e, recentemente o Brasil, que utilizou o veículo na Intervenção Federal no Rio de Janeiro em 2018.
Em 2016, na feira de defesa Eurosatory, a IVECO lançou uma versão modernizada denominada LINCE 2. Essa versão foi desenvolvidada com base em estudos e lições aprendidas pelos italianos em operações, proporcionando uma maior operacionalidade.
O veículo possui o piso em forma de “V” com a finalidade de amenizar o impacto produzido por explosivos improvisados e minas terrestres. A proteção blindada pode proteger de projéteis de pequeno calibre e estilhaços de granada, mas, como opcional, é possível melhorar a proteção com “kits”, ajustados de acordo com a missão.
O veículo possui um motor diesel IVECO F1C turbocomprimido, com 220 HP, caixa automática de oito marchas com conversor de torque hidráulico e uma caixa de transferência permanente de duas relações. Os pneus, com sistema run-flat, podem também ser inflados de dentro da cabine, permitindo ajustar ao terreno ainda que em movimento. Possui controle de estabilidade eletrônico e suspensão independente.
O design da célula da tripulação foi desenvolvido especialmente pela necessidade de acomodar cinco soldados totalmente equipados, incluindo armamento e aprestamento pessoal. A velocidade máxima é de 90 Km/h, mas com acionamento de um chamado “interruptor de batalha”, pode chegar a 110 Km/h.
O lince pode ser equipado com uma estação remota de armamento (RWS) Leonardo Defense Systems HITROLE, que pode receber uma metralhadora de 7,62 mm, 12,7 mm ou um lançador de granadas automático de 40 mm. Há também um conjunto de oito lançadores de granadas fumígenas eletricamente operados montados acima do para-brisa dianteiro.
A integração de subsistemas permite que sistemas de missão, como estações de armas controladas remotamente, intercomunicador e outros conjuntos sejam integrados sem problemas à plataforma. A manutenção é facilitada, pois o painel fornece prognósticos, permitindo que o operador revise e agende com precisão tarefas de manutenção, em vez de prever e programar manutenção preventiva.
DIMENSÕES, PESO E MOBILIDADE - VBMT Lince |
|
|
|
Peso |
Velocidade |
8,1 kg |
110 Km/h |
Comprimento |
Motor |
4,79 m |
IVECO F1C turbocomprimido, com 220 HP |
Largura |
Guarnição |
2,20 m |
1 + 4 |
Altura |
Autonomia |
2,05 m |
800 km |
Viatura Blindada Leve Dingo 2 - Alemanha
Maj Santiago – CI Bld
A Viatura Blindada Leve Dingo 2 foi desenvolvida pela empresa Krauss-Maffei Wegmann (KMW) no ano de 1997. Ele é uma modernização da VBL Dingo 1, na qual recebeu maior capacidade de carga transportada com o aumento do volume interno do compartimento de carga. Atualmente, a KMW está produzindo a versão DINGO 2 HD, que recebeu um incremento na sua blindagem e no motor. A viatura possui velocidade máxima em estrada de 100Km/h e autonomia de cerca de 1000Km.
Seu chassi é baseado na viatura UNIMOG U5000, podendo ser apresentado com duas diferentes distâncias entre os eixos: 3,85m na versão longa e 3,25m na versão curta. O conjunto de força é fabricado pela Daimler AG Mercedes-Benz, com motor diesel Euro 3 de 6 cilindros que gera uma potência de 225Kw, uma vantagem frente ao motor 4 cilindros de 163Kw da versão anterior.
Sendo considerada a Viatura Blindada Leve Sobre Rodas 4x4 mais segura e com melhor proteção dentre as existentes no mercado, o DINGO 2 está equipado com uma blindagem composta extremamente resistente que pesa, isoladamente, cerca de 4400 kg, o que fez o peso total da viatura aumentar de 12 para 14,5 toneladas. Essa blindagem tem capacidade para resistir a projéteis até calibre 14,5mm, se enquadrando no nível 3+ de proteção dentro dos padrões da OTAN (STANAG 4569).
Os assentos especiais existentes na viatura protegem a tripulação contra o choque proveniente das minas terrestres. A blindagem na parte inferior resiste a todos os tipos de minas antipessoal e minas antitanque com carga de até 7 kg de TNT (STANAG nível 3). Além disso, a viatura possui proteção contra agentes Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares (QBRN) e é equipada com diversos outros sistemas: ar-condicionado, GPS, câmera de ré, freios ABS, comunicação interna (INTERCOM) e rádios.
O Dingo 2 pode ser transportado a bordo de uma aeronave C-130 e, ainda, ser aerotransportado utilizando-se helicópteros pesados do tipo CH-47 ou CH-53. Apesar de ser uma viatura que pode ser empregada em múltiplas tarefas, ela não possui capacidade anfíbia. Entretanto, a capacidade de inflar e desinflar seus pneus através do painel de controle do motorista (CTIS) auxilia o deslocamento em terrenos irregulares, alagados e enlameados.
Sua proteção individual está baseada no Sistema de Arma Remotamente Controlado (SARC) FLW 100 que pode receber armamentos de calibre 5,56mm ou 7,62mm, ou SARC FLW 200 que pode operar armamentos calibre 12,7mm ou lançadores de granada 40mm. Ambos SARC são de fabricação da empresa KMW.
Essa plataforma possui diversas versões, dentre as quais destacam-se a versão Posto de Comando, Ambulância, Radar, Reconhecimento, DQBRN, Socorro e Desminagem.
Além da Alemanha, outros países empregam a VBL DINGO 2 como Bélgica, Áustria, República Tcheca, Luxemburgo e Noruega.
DIMENSÕES, PESO E MOBILIDADE - VBL DINGO 2 |
|
|
|
Peso |
Velocidade |
14,5 t |
100 Km/h em estrada |
Comprimento |
Potência |
6,8 metros |
Daimler AG Mercedes-Benz Euro 3 - 302 HP |
Largura |
Guarnição |
2,3 metros |
2 + 6 |
Altura |
Autonomia |
2,5 metros (3,03m com SARC) |
1000 km |
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Jackal_(vehicle)
http://www.military-today.com/trucks/supacat_jackal.htm
https://www.armyrecognition.com/united_kingdom_british_army_wheeled_vehicle_uk/jackal_2_force_protected_patrol_vehicle_supacat_babcock_marine_information_description_identificatio.html
https://www.armyrecognition.com/turkey_turkish_army_wheeled_armoured_vehicles_uk/cobra_4x4_otokar_armoured_personnel_carrier_vehicle_data_sheet_specifications_description_pictures.html
https://www.armyrecognition.com/united_kingdom_british_army_wheeled_vehicle_uk/cobra_4x4_apc_streit_group_armored_vehicle_personnel_carrier_technical_data_sheet_specifications.html
https://www.ivecodefencevehicles.com/Pages/Products/lmv.aspx
http://www.military-today.com/trucks/iveco_lmv.htm
https://www.kmweg.de/home/radfahrzeuge/dingo-familie-teil-2/dingo-2-hd/produktinformation.html
https://www.army-technology.com/projects/dingo2protecetedvehi/