Competição entre Guarnições de Carros de Combate
A Sullivan Cup é uma competição bienal realizada no Fort Benning, GA, EUA, que objetiva testar rigorosamente e eleger a melhor guarnição do Carro de Combate (CC) ABRAMS, dentre seus usuários Estadunidenses e de Nações Amigas. Seu nome foi atribuído em homenagem ao General Gordon R Sullivan, que serviu por 36 anos na tropa blindada e culminando como Chefe do Estado-Maior do Exército e Chefe de Estado-Maior Conjunto Americano.
A competição exige domínio de tarefas individuais, competência técnica e tática. As guarnições devem demonstrar capacidade de manter os equipamentos em prontidão, aplicar fundamentos doutrinários, engajar alvos utilizando os armamentos do Carro de Combate e fogos indiretos, resistir física e mentalmente sob condições adversas, mantendo a iniciativa, adaptabilidade e criatividade.
A edição de 2018 da Sullivan Cup ocorreu no período de 27 de Abril a 04 de Maio, durante a Armor Week (semana dos blindados) e também como parte das festividades alusivas aos 100 anos do Fort Benning.
O universo de seleção é de mais de 19000 militares especializados no CC ABRAMS M1/A2. Cada unidade blindada escolhe uma de suas guarnições constituídas para representá-la na Sullivan Cup, sendo vedada a formação de equipes somente com propósito de atender à competição. Dentre as 15 guarnições participantes, 11 eram do Exército dos Estados Unidos, 01 dos Fuzileiros Navais e 01 da Guarda Nacional. Austrália e Kuwait também enviaram seus representantes.
As guarnições competidoras chegaram no Fort Benning 4 dias antes do início da competição. Nesse período realizaram atividades como recebimento de material e armamento, inspeção e ajuste do sistema de pontaria dos Carros de Combates ABRAMS M1/A2, bem como a familiarização com os simuladores táticos CCTT (Close Combat Tactical Trainer).
Visando ao aumento gradual do grau de dificuldade e da complexidade dos eventos, a competição se desenvolveu em 4 fases.
Primeiramente, foram utilizados simuladores de procedimentos para testar as habilidades de tiro individuais dos participantes, bem como da guarnição.
Na segunda fase realizou-se uma competição de tiro sob estresse com fuzil e pistola, simulando um ambiente sob ataque inimigo.
A fase seguinte, a principal, foi marcada pela execução de tiros reais ofensivos e defensivos durante dois dias de competição, utilizando a máxima potência de fogo do Carro de Combate e todos seus sistemas de armas.
A última fase da Sullivan Cup, conhecida como Thunderbolt Shock, é um desafio físico e mental para as guarnições. Após uma prova de corrida, os competidores passaram por uma série de oficinas técnicas afetas ao metiê de uma guarnição de CC em combate.
Dentre as atividades desenvolvidas na Sullivan Cup destacam-se:.
1 - Exercícios no simulador avançado de tiro;
2 - Teste de precisão de busca de alvos;
3 - Prova escrita de conhecimentos;
4 - Teste de proficiência da guarnição;
5 - Teste de proficiência da guarnição;Oficina de comando de tiro;
6 - Oficina de identificação de blindados;
7 - Operação Thunderbolt – Demonstração de tiro de Pel CC;
8 - Tiro sob estresse com armas portáteis;
9 - “Top Tank” Competition – Competição em simuladores virtuais táticos; e
10 - Pista de exercício de treinamento situacional.
Segundo o Command Sergeant Major ALAN K. HUMMEL (Adjunto de Comando) da Escola de Blindados do Exército Americano, “o segredo para vencer é o treinamento antes da competição, orientados pelos Master Gunners e demais comandantes de CC em seus quartéis de origem”. Nesse sentido, a guarnição da 2ABCT/3ID (2ª Brigada Blindada da 3ª Divisão de Infantaria), sagrou-se campeã.
Competições como a Sullivan Cup incitam a reconhecer a excelência do adestramento das guarnições de Carro de Combate no âmbito da Força. Em uma melhor análise, ela proporciona situações realistas e desafiadoras que constroem o espírito de corpo da tropa blindada e ressaltam a importância da proteção blindada e do fogo e movimento.
Nesse contexto, o CI Bld realizará de 27 a 31 de agosto do corrente ano o I Desafio de Blindados Plínio Pitaluga.
Anderson Berger Ribas - Cap Cav
Instrutor do Western Hemisphere Institute for Security Cooperation (WHINSEC)
Carlos Alexandre Geovanini dos Santos - Ten Cel
Comandante do CI Bld