Um reforço para a Engenharia de Combate Mecanizada

Um reforço para a Engenharia de Combate Mecanizada

 

 

Figura 1: High-Mobility Engineer Excavator Type 1 (HMEE-1) - Retroescavadeira de Engenharia de Alta Mobilidade Tipo 1
Fonte: https://www.jcb.com/origin2017/~/asset/14/18124.ashx
 

"A Engenharia é a arma de apoio ao combate que tem como missão principal apoiar a mobilidade, a contramobilidade e a proteção, caracterizando-se como um fator multiplicador do poder de combate." (C5-1 Emprego da Engenharia). Para cumprir muitas de suas missões, utiliza-se, em larga escala, de equipamentos e viaturas, tendo em vista os trabalhos pesados que desenvolve, possibilitando alcançar resultados melhores e mais rápidos.

Muitos desses equipamentos são os mesmos modelos utilizados pela construção civil, como por exemplo, carregadeira, motoniveladora, caminhão basculante, entre outros, não possuindo nenhum tipo de acessório a mais, além da pintura camuflada. Analisando o emprego deles por tropas que estejam na Zona Administrativa do Teatro de Operações Terrestres, ou até mesmo, na Zona de Combate, desde que não empregadas em primeiro escalão, pode-se dizer que eles auxiliam muito bem a Engenharia no cumprimento das tarefas. Entretanto, para as tropas que estão empregadas em primeiro escalão, pela possibilidade do contato iminente com o inimigo, faz-se necessária uma proteção blindada.

Os Batalhões de Engenharia de Combate Blindados, orgânicos das Brigadas Blindadas, já estão aptos à prestarem esse apoio na linha de frente das batalhas. Eles estão dotados de três modelos de viaturas blindadas sobre lagartas: uma para transportar as frações de combate, a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal M113 B/BR; e duas para realizar trabalhos específicos de Engenharia, a Viatura Blindada Especial Lança Ponte Leopard 1 BR e a Viatura Blindada Especial de Engenharia Leopard 1 BR.

A tropa mecanizada recebe apoio das Companhias de Engenharia de Combate Mecanizadas, as quais possuem dois modelos de viaturas blindadas sobre rodas: Viatura Blindada de Transporte de Pessoal EE-11 Urutu e a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas Guarani, que está substituindo a primeira. Além dos meios para transporte de pessoal, a Engenharia de Combate Mecanizada não dispõe de viaturas ou equipamentos com proteção blindada para prestar apoio às Armas Base, o que impossibilita um apoio cerrado e muito necessário aos elementos em primeiro escalão.

Para suprir parte dessa necessidade, mais especificamente no que se refere aos trabalhos de Organização do Terreno, um grande avanço para a Engenharia, nessa área, seria a aquisição de uma viatura similar a Retroescavadeira de Engenharia de Alta Mobilidade Tipo 1, (High-Mobility Engineer Excavator Type I, HMEE-1), conforme figura 1.

A HMEE-1 foi desenvolvida para o Exército Norte-Americano, em substituição, a partir de 2005, à Escavadeira de Pequeno Porte (Small Emplacement Excavator - SEE) e foi largamente utilizada no Iraque e no Afeganistão. São empregadas pelas Brigadas (Brigade Combat Teams) e outras unidades de Engenharia selecionadas para atender aos requisitos das unidades médias e pesadas.

Além do Exército dos EUA, exércitos do Reino Unido, Suécia, Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Austrália, Nova Zelândia e outras nações aliadas também utilizam a HMEE-1.

Desenvolvida pela empresa inglesa JC Bamford Excavators Ltd., a HMEE-1 é uma retroescavadeira com alta mobilidade capaz de atingir uma velocidade de 88,5 km/h, em rodovias, e de cerca de 40 km/h, em estradas secundárias. Possui tração e direção nas quatro rodas possibilitando deslocamentos em qualquer terreno e manobras em espaços confinados. É capaz de transpor vaus de até 1,0 metro de profundidade. Na parte frontal há uma pá carregadeira 4 em 1 que pode ser usada como: pá carregadeira com capacidade de 0,93m³; lâmina para terraplanagem; lâmina para nivelamento; e garra. Na parte traseira, possui um braço de escavação, com concha de 60cm de largura e também um engate para reboque com capacidade para 8.165kg.

Outros implementos podem ser acoplados à frente ou à retaguarda, tais como: pá carregadeira de 1m³, empilhadeira, perfuratriz, rompedor, compactador, entre outros. Além disso, possui uma mangueira hidráulica de 50m de comprimento, onde podem ser conectadas ferramentas manuais tais como: motosserra, parafusadeira de impacto, rompedor e furadeira.

A guarnição da HMEE-1, composta por até dois militares, está protegida por uma cabine climatizada e que apresenta três configurações de proteção. A partir do Kit A que é um modelo base, pode ser adicionado o Kit B, com blindagens contra armas leves e estilhaços de granadas de artilharia. O Kit C, adicionado ao B, proporciona, também, proteção contra minas terrestres e dispositivos explosivos improvisados, no entanto, nessa configuração, só há espaço para um militar na cabine. É possível também a instalação de blindagem espaçada do tipo gaiola, oferecendo proteção contra RPG, conforme figura 2.

Figura 2: Diferença de proteção das cabines
Fonte: https://www.jcb.com/origin2017/~/asset/14/18124.ashx
 

A HMEE-1 apresenta características que mostram que ela pode ser muito bem empregada em conjunto com a VBTP MSR Guarani. Os dados técnicos de largura, peso, potência do motor, velocidades alcançadas, autonomia, superação de obstáculo vertical, inclinação frontal e lateral são bem parecidos. Além disso, a HMEE-1 também pode ser aerotransportada por um C-130 Hércules, desde que para isso, a blindagem espaçada tipo gaiola não esteja instalada e também seja feita a substituição das rodas traseiras por um acessório de eixo traseiro duplo projetado pela fabricante, conforme figura 3.

Figura 3: HMEE-1 com acessório de eixo traseiro duplo sendo embarcada em uma aeronave C-130.
Fonte: https://www.jcb.com/origin2017/~/asset/14/18124.ashx
 

Com sua proteção blindada, somada à capacidade de locomoção fora de estrada e de alcançar altas velocidades em estradas e rodovias, a HMEE-1 tem condições de acompanhar de perto as VBTP. Aliado à isso, sua capacidade de realizar diversos trabalhos de Organização do Terreno, garantirá a mobilidade e a contra-mobilidade para a tropa amiga e inimiga, respectivamente.

Com todas as suas características e possibilidades, a Retroescavadeira de Engenharia de Alta Mobilidade Tipo 1 se mostra ideal para prestar o apoio cerrado às tropas em primeiro escalão, possibilitando a Engenharia cumprir sua missão de multiplicar o poder de combate das tropas mecanizadas apoiadas.

AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!

Leandro da Silva Silveira - Cap Eng
Instrutor do CI Bld
Carlos Alexandre Geovanini dos Santos - Ten Cel
Comandante do CI Bld