O REMAX e as Novas Diretrizes de Manutenção para o Exército Brasileiro

O REMAX e as Novas Diretrizes de Manutenção para o Exército Brasileiro

 

Figura 1: REMAX - M2HB-QCB 12,7mm
Fonte: http://www.epex.eb.mil.br/index.php/imagens/476tiro-de-aceitacao-de-campo-com-o-sistema-remax-das-viaturas-guarani-comprova-o-poder-de-fogo-da-forca
 

O Reparo de Metralhadora Automatizado (REMAX) é um Sistema de Armas desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército em parceria com a empresa Ares Aeroespacial e Defesa S.A. Ele teve suas avaliações técnicas e operacionais concluídas e sua adoção formalizada por meio da Portaria n° 006 - EME, de 08 de março de 2016. Trata-se de um equipamento que permite a pontaria e correções balísticas de metralhadoras M2HB-QCB 12,7mm (.50) ou MAG 7,62mm, a observação, reconhecimento, identificação de alvos durante o dia e a noite e a realização do tiro em movimento, sendo operado de dentro da viatura blindada na qual for instalado.

O REMAX traz consigo uma série de cuidados relativos à manutenção, que foram percebidos pelos militares capacitados pela empresa ARES, fabricante do material, na manutenção desse equipamento. Notou-se, em seu processo fabril a grande quantidade de testes de aceitação executados durante a montagem dos componentes, bem como no funcionamento e comunicação eletrônica entre os computares balísticos, módulos e sensores. Cada uma dessas etapas do processo é checada por bancadas de testes onde o aperto de um parafuso fora das tolerâncias, por exemplo, pode ocasionar falhas em testes de ressonância e vibração, devendo o processo de montagem ser refeito e novos testes realizados para poder seguir para a próxima etapa.

Isso evidencia que cuidados devem ser tomados após o equipamento ser entregue aos militares na tropa. Não só o mecânico, mas também o operador devem estar atentos a todos os procedimentos que envolvem a manutenção do REMAX. Exemplificando esses cuidados, uma maior atenção deve ser dada ao fato da estrutura do reparo ser de alumínio. Algumas precauções devem ser tomadas, conforme manuais disponibilizados pela empresa ARES:

- Torna-se obrigatório o uso de torquímetro para o aperto de todos os parafusos na estrutura de alumínio do REMAX bem como o torque definido em manual para cada ponto de uso de parafuso;

- A medida de cada alojamento de helicoil (rosca postiça) deverá ser respeitada; e

- Atenção à necessidade de trava química (cola), indicada para cada rosca.

O controle da corrosão é outra preocupação que deve ser tomada com o equipamento. Graxas e óleos lubrificantes devem ser aplicados em parafusos e componentes, conforme especificações técnicas, para que no longo prazo as superfícies não enferrujem, oxidem ou se degradem pela ação do tempo ou sujeira.

 

Figura 2: REMAX - MAG 7,62mm
Fonte: http://tecnodefesa.com.br/remax-oficialmente-adotado-pelo-exercito-brasileiro/
 

Além dessas diretrizes, os manuais indicam como deve ser feita a colocação de arruelas, a correta forma do aterramento de componentes, como é feito o travamento de componentes com o uso de contraporca, cupilhas e arames de segurança, a proteção de conectores que não estiverem em uso e a correta aplicação de óleos e graxas nas mais diversas partes do Sistema de Armas.

Essas recomendações simples, que devem ser seguidas por operadores e mecânicos, além de previstas em manuais técnicos, irão fazer com que a vida útil do equipamento seja a mais próxima possível da prevista e que a disponibilidade seja mantida em níveis elevados. Com isso, o risco de panes que podem afetar o funcionamento do material será minimizado e o correto funcionamento do REMAX não será prejudicado com possíveis margens de tolerância sendo desrespeitadas, como as do cone de dispersão do tiro.

Lembrando ainda que trata-se de um equipamento que, embora de funcionamento simples, contém um alto nível de eletrônica embarcada, até o momento não existente nos armamentos das demais viaturas blindadas do Exército, devendo ser dada uma atenção especial a sua manutenção e aos novos procedimentos.

Ressaltando o fato da manutenção preventiva ser a mais importante das manutenções, pois visa evitar falhas, queda no desempenho do material e, ainda, reduzir a possibilidade de avarias e degradações, procedimentos como os citados devem ser aplicados a todos os 81 REMAX adquiridos no lote piloto para experimentação doutrinária e nos 215 adquiridos por meio do contrato 186/2016 - COLOG/DMat, a fim de reduzir ao máximo possíveis gastos de recursos públicos com manutenções que poderiam ser evitadas.

 

FONTES:

-Manual de Operação e Manutenção Preventiva do Operador do REMAX;
-Manual de Manutenção Preventiva de 1° Escalão do REMAX;
-Manual de Manutenção Preventiva de 2° Escalão do REMAX;
-Catálogo de peças do REMAX

 

AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!

Carlos Zampieri Dall’ Asta - 1º Ten MB
Instrutor do CI Bld
Carlos Alexandre Geovanini dos Santos - Ten Cel
Comandante do CI Bld