Estágio de Liderança de Pequenas Frações de Cavalaria Mecanizada
O Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires, através de sua Seção de Ensino de Operação de Blindados (SEOB), apoiada por instrutores oriundos das Brigadas de Cavalaria Mecanizada(1ª, 2ª e 3ª), realizou no período de 21 de maio a 21 de junho o Estágio de Liderança de Pequenas Frações de Cavalaria Mecanizada. A atividade teve como objetivo preparar e manter atualizados e capacitados os comandantes de grupos e pelotões C Mec, bem como estudar e difundir as Táticas, Técnicas e Procedimentos (TTP) desta Tropa.
O estágio foi dividido em duas fases, sendo uma primeira fase de três semanas de ensino à distância e outra fase presencial, no CIBld, de duas semanas. Na fase EAD os estagiários tiveram acesso a instruções de topografia, orientação com blindados, apoio de fogo, técnicas de blindados, operações defensivas e ofensivas, logística e Comando e Controle. Todas com a finalidade de nivelar conhecimentos básicos inerentes ao Estágio.
No início da segunda fase, ao chegarem ao CI Bld, os militares foram submetidos a uma avaliação formativa escrita que abordou os assuntos estudados na fase à distância. Nessa fase presencial foram ministradas instruções técnicas e táticas comuns sobre o emprego da tropa C Mec e específicas de cada fração, tais como: funcionamento da Seção de Instrução de Blindados de uma Unidade Mecanizada, equipamentos de visão noturna das Vtr Bld em uso no EB, realização do processo de engajamento de alvos, priorização de alvos padrão OTAN, ocupação de PO, identificação de incidentes no terreno, tiro com redutor de calibre da peça de apoio utilizando a carta, condução do tiro de Artilharia, as TTP para abordagem e reconhecimento de ponte e ou região de passagem, as ações do Pelotão de Cavalaria Mecanizado ao identificar um IED, entre outras.
Por ser focado na abordagem tática do emprego das pequenas frações, não foram ministradas instruções sobre as Vtr Bld e armamentos. Contudo, os militares deveriam conhecer as capacidades e limitações de seus MEM. Visando apresentar meios tecnológicos utilizados pela Tropa de Cavalaria Mecanizada, a 4ª Bda C Mec apoiou com pessoal e equipamentos de alta tecnologia como o Radar Sentir M20 e o binóculo Coral CR, equipamentos utilizados no SISFRON e que atualmente são empregados naquela Brigada.
Para aperfeiçoar as técnicas de ensino, os instrutores convidados transmitiram em suas instruções as práticas que utilizam em suas Unidades. Esses militares apresentaram alguns meios auxiliares de instrução e algumas técnicas de ensino que são utilizadas nas diversas Unidades de Cavalaria Mecanizada e que vem apresentando bons resultados.
Ainda durante a fase presencial do estágio, a equipe de instrução do CI Bld deu grande ênfase às instruções do Processo de Condução de Tropa, que, em um primeiro momento, foi abordado pelos instrutores em instruções teóricas e depois os estagiários iniciaram a parte prática de planejamentos, trabalhos de comando e emissão de ordens às frações. Além disso, puderam executar nos Simuladores Virtuais, Operações Defensivas e Operações de Reconhecimento inerentes ao emprego da Cavalaria Mecanizada. Um ponto de destaque foi a utilização do Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF), nas dependências do CA-Sul, para a prática da condução do tiro de artilharia por combatente de qualquer arma.
Na edição de 2018, o estágio especializou militares das quatro Bda C Mec, num total de 15 oficiais e 13 sargentos.
Após a conclusão do Estágio, os oficiais e sargentos retornam a suas unidades como difusores e multiplicadores do conhecimento adquirido no CI Bld, levando consigo material didático, conhecimento e a metodologia de ensino e adestramento da Tropa Mecanizada.
Olmiro Patric Silva Flores – 1º Sgt
Instrutor do CI Bld
Carlos Alexandre Geovanini dos Santos – Ten Cel
Comandante do CI Bld