A Marinha do Brasil adquiriu novos AAV7A1 RAM/RS, o que aumentará substancialmente a capacidade de assalto anfíbio do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e representará um importante aumento na capacidade de projeção de poder a partir do mar.
Os AAV (Assault Amphibious Vehicle) agora adquiridos são da variante mais recente, o AAV7A1 RAM/RS, que também está em serviço com o U.S. Marine Corps (USMC), o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, a sigla RAM/RS significa Reliability, Availability, Maintenability/Rebuild to Standard (Confiabilidade, Disponibilidade, Manutenibilidade/reconstruir para o padrão).
Trata-se de uma versão com motor diesel mais potente e transmissão HS-500. Os componentes da suspensão e do trem de transmissão são derivados da VBCFuz M2 Bradley.
O AAV7A1 tem guarnição de três homens e transporta 21 fuzileiros equipados ou 3.636 Kg de carga útil, atinge velocidade de 74,4Km/h em terra. Na água, dois hidrojatos o impulsionam a 13,2 Km/h, com alcance de 72,4 Km. A viatura pode navegar com ondas de mais de 1,25m de altura e superar arrebentação de 3m. A viatura se desloca bem em areia e outros terrenos macios; o veículo transpõe trincheiras de 2,4 m e supera obstáculos verticais de 90 cm. Um "Kit" de padiolas pode ser instalado internamente, para a evacuação de até seis feridos.
A estação de armas tipo UGWS (Up-Gunned Weapon Station) é equipada com uma metralhadora pesada M2HB 12,7 mm e lançador de granadas de 40 mm Mk 19. A estação permite o engajamento de veículos leves à 1.800m, O lançador de granadas, com munição de emprego dual (HE/DP) possui um raio de ação de 15 m e é capaz de prover fogo de supressão de área em até 2.000 m.
A viatura pode receber blindagem adicional do tipo EAAK (Enhanced Aplique Armor Kits) que consiste em uma série de painéis de blindagem aparafusados que aumentam a proteção da viatura contra pequenos calibres, 12,7 mm e estilhaços de 155 mm. Possui ainda oito lançadores de fumígenos e a capacidade de gerar fumaça pela descarga, o que auxilia na capacidade de auto-ocultação.
O AAV7A1 RAM/RS pode transportar e lançar a partir do compartimento traseiro um kit linear de limpeza de minas (MK 154) composto de três foguetes que desdobram cargas explosivas lineares capazes de limpar uma faixa de 100 m x 16 m de um campo minado.
FONTE: Segurança&Defesa