Símbolos
1. Estandarte Histórico: O Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires teve seu Estandarte Histórico aprovado pela Portaria Ministerial Nr 070, de 07 de fevereiro de 1997, publicado no BE Nr 09, de 28 Fev 1997, conforme modelo abaixo, com a seguinte descrição:
"Forma retangular tipo bandeira universal, franjado de ouro. Campo de azul-turquesa. Em abismo, um escudo peninsular português, mantelado em ponta e filetado de ouro: em brocante e em abismo, uma estrela gironada, símbolo de estabelecimento de ensino. Primeiro campo, de vermelho, carregado com cinco flores-de-lis, de ouro, peça contida no brasão de armas da família Albuquerque, na relembrança do homenageado, o ex-Ministro General de Exército Walter Pires de Carvalho e Albuquerque: segundo campo, de verde, carregado com um carro de combate Renault, de prata, o primeiro a ser empregado pelo Exército Brasileiro; terceiro campo, de branco, contendo uma manopla, com raios laterais, tudo de ouro, simbolizando a força e a rapidez dos blindados. Envolvendo o escudo, a denominação histórica "Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires", em arco e de ouro. Laço militar nas cores nacionais, tendo inscrito, em caracteres de ouro, a designação da OM".
2. Distintivo do Centro de Instrução de Blindados: O Distintivo do Centro de Instrução de Blindados possui a seguinte descrição heráldica: “Escudo peninsular português, partido, tendo em chefe duas faixas diminutas, sendo a superior em goles (vermelho) e a inferior em blau (azul-celeste), cores representativas do Exército, carregadas com o dístico “C I BLD”, em prata, mantelado em ponta e filetado em ouro: em brocante e em abismo, uma estrela gironada, símbolo de estabelecimento de ensino. Primeiro campo, de vermelho, carregado com cinco flores-de-lis, de ouro, peça contida no brasão de armas da família Albuquerque, na relembrança do homenageado, o ex-Ministro Gen Ex Walter Pires de Carvalho e Albuquerque; segundo campo, verde, carregado com um carro de combate “Renault”, de prata, o primeiro a ser empregado pelo Exército Brasileiro; terceiro campo, de branco, contendo uma manopla, com raios laterais, tudo de ouro, simbolizando a força e a rapidez dos blindados”.
3. Bandeira-insígnia do Centro de Instrução de Blindados: Descrição heráldica: A bandeira-insígnia do Centro de Instrução de Blindados possui 80 centímetros de altura por 120 centímetros de largura. Em seu primeiro campo, com fundo vermelho, representando a nobreza, a valentia, a ousadia e a intrepidez; sobreposto um campo retangular na cor branca onde apresenta em seu interior uma corrente fechada, na cor vermelha, de forma hexagonal, com elos elípticos encadeados, simbolizando união, integração de esforços e trabalho em conjunto, na qual cada elo representa uma das atividades da logística operacional: pessoal, saúde, transporte, suprimento, manutenção e construção. Ao centro o elmo, símbolo dos blindados, encimado por uma estrela de cinco pontas, símbolo de estabelecimento de ensino. E seu segundo campo formado por faixas intercaladas nas cores vermelha e azul-celeste, representando a perseverança, a dignidade e a firmeza incorruptível.
4. Distintivo dos Cursos: O distintivo concedido aos militares concluintes dos cursos do Centro de Instrução de Blindados foi aprovado pela Portaria Cmt EB Nº 158, de 6 de Março de 2014, publicado na Separata ao Boletim do Exército de 14 de março de 2014.
Essa distinção compõe-se de “uma VBC Renault FT 17 estilizada, encimada por uma estrela gironada ladeada por dois ramos de louro, todos sobrepostos a uma fita com a inscrição BLINDADOS”, em referência ao primeiro carro de combate empregado pelo Exército Brasileiro.
5. Distintivo dos Cursos de Extensão: O distintivo concedido aos militares concluintes dos Cursos de Extensão Centro de Instrução de Blindados foi aprovado pela Portaria Cmt EB Nº 1.784, de 29 de junho de 2022, publicado na Separata ao Boletim do Exército de 08 de julho de 2022.
Essa distinção compõe-se de um escudete em prata, orlado de vermelho e contorneado também de prata; no centro, em abismo, uma manopla dourada montante "em guarda" empunhando três raios em amarelo.
6. Distintivo dos Estágios: O distintivo concedido aos militares concluintes dos Estágios do Centro de Instrução de Blindados foi aprovado pela Portaria Cmt EB Nº 1.424, de 8 de outubro de 2015, que aprovou o Regulamento de Uniformes do Exército – RUE (EB10-R-12.004), 3ª Edição, 2015.
7. Cursos de Especialização do Centro de Instrução de Blindados: Os militares possuidores desses cursos que são ou tenham sido instrutores ou monitores de cursos do Centro de Instrução de Blindados poderão usar o distintivo sobreposto a uma elipse de campo aveludado cinza-aço, orlada em linha 100% poliéster 120 na cor amarelo-ouro.
8. Gorro Cinza: O uso do gorro de pala colorido da cor “cinza-aço” para os instrutores e monitores do Centro de Instrução de Blindados foi aprovado pela Portaria Cmt EB Nº 1.643, de 30 de novembro de 2021, publicado no Boletim do Exército de 10 de dezembro de 2021.
9. Distintivo de Gorro dos Cursos e Estágios do Centro de Instrução de Blindados: O distintivo de Gorro dos Cursos e Estágios do Centro de Instrução de Blindados foi aprovado pela Portaria Cmt EB Nº 1.751, de 24 de maio de 2022, publicado no Boletim do Exército de 03 de junho de 2022.
a) distintivo borda | b) distintivo plastificado: |
uso: no gorro com pala cinza | uso: no gorro com pala camuflado |
SOMOS, PORQUE QUEREMOS SER!!!