Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > O segundo dia do 1° Desafio de Blindados "General Plínio Pitaluga"
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

O segundo dia do 1° Desafio de Blindados "General Plínio Pitaluga"

  • Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 19h51
  • Última atualização em Terça, 28 de Agosto de 2018, 21h38

Oficina Nr 2 exige rigor técnico para desenvolver as atividades propostas

Bibiana Pinheiro Ribeiro - UFSM

 

O 1° Desafio de Blindados iniciou suas atividades na manhã de segunda-feira (27), e deve durar até sexta-feira (31). No seu segundo dia, os quatro Regimentos de Carros de Combate (RCC) do Exército Brasileiro foram avaliados em suboficinas a fim de aprimorarem as capacidades e habilidades de suas guarnições. Dentre as atividades do dia, o 1º e o 4º RCC realizaram a Oficina Nr 2, que engloba três atividades:

 

Manejo de Trem de Rolamento – lagarta

 

Essa suboficina é de responsabilidade do 1º Tenente De Almeida e foi apontada como a de maior grau de dificuldade pelo 3º Sgt Kauê das Neves Marques, do 1º RCC – Santa Maria - RS, um dos participantes da prova. O exercício exige força, já que envolve o manuseio de parte da lagarta que pesa cerca de 200Kg e técnica para fechar e ajustar a lagarta de forma que o carro possa voltar a se movimentar. Existe ainda a necessidade de alinhar esses processos aos cuidados com a segurança.

Os oito integrantes têm 25 minutos para executar a prova, ainda assim, o avaliador destaca o olhar mais atento ao desempenho técnico do que para o tempo.

 

 

Resgate de feridos em Carro de Combate

 

A suboficina é coordenada pelo Capitão Clébio Diniz da Rocha Benício e propõe o resgate de um dos membros da guarnição que está inconsciente dentro do carro. Essa operação pode ser feita com o auxílio de corda, cinto ou pela suspensão da alça existente dentro do macacão. A guarnição do Carro de Combate (CC) se une nessa tarefa, já que três militares são necessários para retirar o companheiro que se encontra ferido no interior do blindado.

 

 

 

Armamento

 

O principal armamento em um CC é o canhão. Além dele, há também duas metralhadoras auxiliares: a antiaérea (localizada sobre o carro) e a coaxial (localizada na lateral) . Para esse desafio, as guarnições têm o tempo de 30 minutos para colocar/ajustar as metralhadoras de forma que fiquem habilitadas para funcionamento. Nesse meio tempo, são forjada algumas panes, no qual a guarnição tem que se estabilizar e manter a funcionabilidade do sistema. Em geral, são usados 13 minutos para a tarefa.

A atividade é de responsabilidade do 1º Tenente Carlos Zampierri Dall’ asta. Para o 3º Sgt Kaue Neves, participar do 1° Desafio dos Blindados é “uma oportunidade de se adestrar, melhorar o treinamento na utilização do carro de combate e vivenciar a prática da atividade blindada”. Além dos ensinamentos, todas as atividades contam pontos para o ranking final do Desafio de Blindados Plínio Pitaluga.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página