A Forja 61
TROPHY (APS) SISTEMA DE PROTEÇÃO ATIVO
Maj Mauro – CI Bld
Figura 1: NAMER HIFV(Heavy Infantry Fighting Vehicle)
Quase uma década depois do planejado, Israel começou os testes operacionais do sistema de proteção ativo TROPHY Active Protection System (APS).
O Ministério da Defesa israelense anunciou que concluiu a integração do sistema na Viatura Blindada NAMER, uma VBCFuz pesada baseada no chassi da VBCCC Merkava 4.
No final dos testes, a intenção é começar a instalação em série em todos os veículos que deixarem a linha de produção, a fim de que todos os NAMER sejam equipados com o sistema. O TROPHY fornecerá para as IDF (Israel Defence Forces) o mais alto nível de proteção e concederá uma vantagem significativa no campo de batalha. A demanda por um sistema de proteção desse tipo surgiu pela indefinição do ministério de defesa Israelense de optar entre os sistemas que estavam concorrendo, pelo sistema que mais se adequasse as necessidades existentes das forças blindadas.
A falta de definição sobre o sistema a se utilizar acarretou na proteção inadequada dos combatentes de infantaria israelenses e operadores do NAMER, o que resultou em vários relatórios emitidos pela controladoria – geral de Israel discorrendo sobre as vidas de fuzileiros que poderiam ter sido salvas caso o NAMER fosse equipado com um sistema de proteção ativo eficiente.
O TROPHY é projetado para neutralizar todos os tipos de ameaça disparados, desde RPG, munição alto explosiva, tandem e até mísseis guiados AC. Fornecendo proteção em 360º inclusive contra disparos simultâneos, mantendo uma zona segura pré-determinada para a tropa amiga desembarcada.
A estréia do sistema ocorreu em 2011 na fronteira de Gaza, quando um MERKAVA 4 equipado com um sistema TROPHY interceptou e destruiu um RPG – 29 que havia sido disparado contra a viatura, sem qualquer dano para a VBCCC ou para a guarnição. Outra interceptação de sucesso ocorreu em agosto de 2012, quando um míssil anti carro disparou contra um Mk4 perto de um ponto de passagem.
Figura 2: Demonstração do sistema contra um RPG 29
Figura 3: Teste operacional do sistema contra RPG 7
No verão de 2014, durante a guerra de gaza, o sistema foi se consolidando como um sistema confiável e efetivo em dezenas de eventos, protegeu com eficácia viaturas e guarnições ao longo de três semanas de combate de alta intensidade em ambiente urbano, sem sofrer um único tiro e sem emitir um único alarme falso.
A eficácia além do esperado do sistema rendeu elogios de todos os lados, principalmente depois de neutralizar um míssil anti AC Kornet que engajou um MERKAVA à uma distância de 3,5 Km. “Compreendemos que o blindado foi engajado, porém por causa do TROPHY a ameaça foi neutralizada, foi tudo automático.” disseram as autoridades militares israelenses.
O nível de proteção alcançado pelos blindados equipados com o sistema, aliados com o poder de fogo elevaram significativamente o moral das guarnições, pois o poder de fogo e a proteção potencializada fazem com que as guarnições valendo-se do seu adestramento e disciplina tenham plena confiança no material e se sintam seguros para ir a qualquer lugar.
O sistema se adapta a qualquer tipo de cenário, superando expectativas e aumentando a capacidade de manobra da Infantaria, se consolidando como o estado-da-arte em sistemas de proteção ativa; Sendo referenciado como o Iron Dome (Escudo de Ferro) da Infantaria Blindada Israelense por ser extremamente eficaz interceptando foguetes e mísseis de curto alcance.
O sistema é caro, o que impossibilita a instalação em todos os carros, priorizando aquelas unidades que estarão atuando em 1º escalão. Porém no futuro, a aspiração do IDF é que mediante atualizações e melhoramentos, um sistema APS possa ser capaz de defender múltiplas plataformas, tornando possível a proteção de um Batalhão inteiro ou até mesmo uma Brigada. É uma aspiração, claro, porém sabe-se que a próxima geração de sistemas de proteção ativa deverá fornecer uma cobertura de proteção muito mais ampla. Se esse caminho for seguido, mesmo o sistema se tornando mais caro, não haverá necessidade de equipar todas as viaturas blindadas com ele, um número reduzido de sistemas fornecerá a proteção para todas as plataformas no terreno.
CIBLD REALIZA CAPACITAÇÃO DOS INSTRUTORES E MONITORES NO REPARO DE METRALHADORA AUTOMATIZADO X (REMAX)
Cap Rigo – CI Bld
Figura 4: VBTP GUARANI EQUIPADA COM REMAX EM DESLOCAMENTO
Durante o mês de março, foi realizado no Centro de Instrução de Blindados, a capacitação dos instrutores e monitores na operação do REMAX.
O treinamento foi dividido em dois módulos, sendo um teórico em sala de aula composto de 40 horas onde foram ministradas instruções sobre a técnica de tiro das metralhadoras, teoria de tiro, efeitos das munições, apresentação e operação do REMAX, entre outras.
A parte prática foi ministrada no Campo de Instrução Barão do São Borja, onde foram realizados exercícios de tiro com as Metralhadoras.
Figura 5: VBTP EM POSIÇÃO DE ESPERA
Na jornada em campanha foi realizada a prática da conversão do reparo da metralhadora MAG (7,62 mm) para a metralhadora pesada .50, a colimação, operação que consiste em alinhar o cano da metralhadora e os optrônicos do reparo utilizando o colimador digital (Boresight), e correção em zero que tem o objetivo de ajustar todo o sistema e possíveis erros quanto aos efeitos da munição, cano, salto, etc...
Figura 6: REPARO EQUIPADO COM BORESIGTH
O Remax se mostrou satisfatório nos exercícios de tiro propostos. Foram realizados tiros a distâncias que variavam de 500 à 1000 metros, com o alvo parado e alvo em movimento, viatura parada realizando busca de alvos e acompanhamento com ângulo de ataque*, viatura realizando busca de alvos em movimento à frente e à retaguarda.
A acurácia do Remax foi testada com o reparo estabilizado e sem estabilização, onde se constatou um excelente rendimento do sistema.
* O acompanhamento com ângulo de ataque é utilizado para disparar em um alvo móvel a partir de uma posição estática onde o fator “velocidade do alvo” é acrescentado ao cálculo balístico feito pelo sistema. O REMAX deve produzir um ângulo de compensação para compensar a velocidade do alvo.
Performance do sistema durante a capacitação:
A CAPACIDADE DE TRANSPORTE DE TROPA DAS VBCFuz EMPREGADAS NA ATUALIDADE
2º Sgt Pinheiro – CI Bld
* versões repotencializadas
Fonte: Military – today