Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > Periódicos > Escotilha do Comandante > Competição entre Guarnições de Carros de Combate
Início do conteúdo da página

Competição entre Guarnições de Carros de Combate

Acessos: 1328

Competição entre Guarnições de Carros de Combate

 

Figura 1: Panfleto de divulgação
Fonte: Maneuver Center of Excelence
 

A Sullivan Cup é uma competição bienal realizada no Fort Benning, GA, EUA, que objetiva testar rigorosamente e eleger a melhor guarnição do Carro de Combate (CC) ABRAMS, dentre seus usuários Estadunidenses e de Nações Amigas. Seu nome foi atribuído em homenagem ao General Gordon R Sullivan, que serviu por 36 anos na tropa blindada e culminando como Chefe do Estado-Maior do Exército e Chefe de Estado-Maior Conjunto Americano.

A competição exige domínio de tarefas individuais, competência técnica e tática. As guarnições devem demonstrar capacidade de manter os equipamentos em prontidão, aplicar fundamentos doutrinários, engajar alvos utilizando os armamentos do Carro de Combate e fogos indiretos, resistir física e mentalmente sob condições adversas, mantendo a iniciativa, adaptabilidade e criatividade.

A edição de 2018 da Sullivan Cup ocorreu no período de 27 de Abril a 04 de Maio, durante a Armor Week (semana dos blindados) e também como parte das festividades alusivas aos 100 anos do Fort Benning.

O universo de seleção é de mais de 19000 militares especializados no CC ABRAMS M1/A2. Cada unidade blindada escolhe uma de suas guarnições constituídas para representá-la na Sullivan Cup, sendo vedada a formação de equipes somente com propósito de atender à competição. Dentre as 15 guarnições participantes, 11 eram do Exército dos Estados Unidos, 01 dos Fuzileiros Navais e 01 da Guarda Nacional. Austrália e Kuwait também enviaram seus representantes.

 

Figura 2: Equipes participantes
Fonte: Maneuver Center of Excelence
 

As guarnições competidoras chegaram no Fort Benning 4 dias antes do início da competição. Nesse período realizaram atividades como recebimento de material e armamento, inspeção e ajuste do sistema de pontaria dos Carros de Combates ABRAMS M1/A2, bem como a familiarização com os simuladores táticos CCTT (Close Combat Tactical Trainer).

Visando ao aumento gradual do grau de dificuldade e da complexidade dos eventos, a competição se desenvolveu em 4 fases.

Primeiramente, foram utilizados simuladores de procedimentos para testar as habilidades de tiro individuais dos participantes, bem como da guarnição.

 

Figura 3: Simuladores de Procedimentos
Fonte: www.fortbenningphotos.com
 

Na segunda fase realizou-se uma competição de tiro sob estresse com fuzil e pistola, simulando um ambiente sob ataque inimigo.

 

Figura 4: Tiro sob estresse
Fonte: www.facebook.com/sullivancup/
 

A fase seguinte, a principal, foi marcada pela execução de tiros reais ofensivos e defensivos durante dois dias de competição, utilizando a máxima potência de fogo do Carro de Combate e todos seus sistemas de armas.

 

Figura 5: Operação Thunderbolt
Fonte:www.fortbenningphotos.com
 

A última fase da Sullivan Cup, conhecida como Thunderbolt Shock, é um desafio físico e mental para as guarnições. Após uma prova de corrida, os competidores passaram por uma série de oficinas técnicas afetas ao metiê de uma guarnição de CC em combate.

 

Figura 6: Oficina da Thunderbolt Shock
Fonte: www.fortbenningphotos.com
 

Dentre as atividades desenvolvidas na Sullivan Cup destacam-se:.

1 - Exercícios no simulador avançado de tiro;

2 - Teste de precisão de busca de alvos;

3 - Prova escrita de conhecimentos;

4 - Teste de proficiência da guarnição;

5 - Teste de proficiência da guarnição;Oficina de comando de tiro;

6 - Oficina de identificação de blindados;

7 - Operação Thunderbolt – Demonstração de tiro de Pel CC;

8 - Tiro sob estresse com armas portáteis;

9 - “Top Tank” Competition – Competição em simuladores virtuais táticos; e

10 - Pista de exercício de treinamento situacional.

Segundo o Command Sergeant Major ALAN K. HUMMEL (Adjunto de Comando) da Escola de Blindados do Exército Americano, “o segredo para vencer é o treinamento antes da competição, orientados pelos Master Gunners e demais comandantes de CC em seus quartéis de origem”. Nesse sentido, a guarnição da 2ABCT/3ID (2ª Brigada Blindada da 3ª Divisão de Infantaria), sagrou-se campeã.

Competições como a Sullivan Cup incitam a reconhecer a excelência do adestramento das guarnições de Carro de Combate no âmbito da Força. Em uma melhor análise, ela proporciona situações realistas e desafiadoras que constroem o espírito de corpo da tropa blindada e ressaltam a importância da proteção blindada e do fogo e movimento.

Nesse contexto, o CI Bld realizará de 27 a 31 de agosto do corrente ano o I Desafio de Blindados Plínio Pitaluga.

AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!

Anderson Berger Ribas - Cap Cav
Instrutor do Western Hemisphere Institute for Security Cooperation (WHINSEC)
Carlos Alexandre Geovanini dos Santos - Ten Cel
Comandante do CI Bld
registrado em:
Fim do conteúdo da página