Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > Periódicos > Escotilha do Comandante > Biatlo de Carros de Combate - Rússia 2018
Início do conteúdo da página

Biatlo de Carros de Combate - Rússia 2018

Acessos: 802

Biatlo de Carros de Combate - Rússia 2018

Figura 1: Panfleto de divulgação
Fonte: http://tank-biathlon.com/tankovyiy-biatlon-2018/
 

De 28 de julho a 11 de agosto de 2018, o Exército Russo realizou a 4ª Edição dos Jogos Internacionais do Exército. Neste ano, 189 equipes de 32 nações participaram de 28 eventos competitivos. O evento contou com a coorganização da China e os exercícios foram realizados em sete países diferentes ao longo de duas semanas.

Um dos eventos realizados foi a competição Biatlo de Carros de Combate (Танковый биатлон), a qual foi disputada, em Albanio, na região de Moscou, por guarnições blindadas de 23 países como Índia, Azerbaijão, Rússia, Zimbábue, Síria e China. Cada país enviou 03 guarnições para esse evento.

O Biatlo de carros de combate foi criado com a intenção de testar e aprimorar as capacidades e habilidades das guarnições no que diz respeito à condução de Viatura Blindada de Combate (VBC) e precisão no tiro dos armamentos principal e secundários.

Condições de execução das provas:

1ª prova: individual e eliminatória

- 03 guarnições por país, cada uma em sua VBC.

- Cada guarnição passa por 3 circuitos de 3 a 5 km com a execução de tiro. No primeiro circuito a VBC deve disparar com o canhão em três alvos que simulam VBC inimiga de frente, a uma distância entre 1600 e 1800 metros. No segundo circuito o alvo simulado é um helicóptero de frente, a 12 metros de altura e a uma distância que varia de 800 a 1000 metros. Nesse alvo a guarnição deveria utilizar a metralhadora antiaérea. Na última etapa é exigido o emprego do armamento coaxial em um alvo que simula um lançador de granada anticarro portátil inimigo, disposto entre 600 e 800 metros de distância.

 

Figura 2: Viaturas prontas para a competição
Fonte: https://www.azernews.az/nation/135529.html
 

Durante os percursos a VBC deveria ultrapassar vários obstáculos, tais como: fosso, vau com água, campo minado, rampas, obstáculos verticais dentre outros.

- O resultado final da guarnição nessa prova foi composto pelo tempo total de passagem nos circuitos e pelos pontos acumulados nos tiros, sendo descontadas as penalidades.

As doze equipes melhores classificadas passam para a próxima fase.

2ª prova: revezamento e classificatória

- 03 guarnições por país em uma mesma VBC com substituição de guarnição.

- Cada guarnição passa por 3 circuitos, como na primeira prova, porém com nível maior de dificuldade.

- O resultado final das equipes nesta prova foi composto pelo tempo total de passagem nos circuitos e pelos pontos acumulados nos tiros, sendo descontadas as penalidades, após os respectivos revezamentos.

 

Figura 3: VBC do Kuwait passando fosso anticarro
Fonte: https://www.rt.com
 

Na edição 2018 do Biatlo de Carros de Combate, todas as equipes militares que participaram usaram as VBC russas T-72B3, fornecidas pelos militares russos. A China foi a única exceção, já que seus militares trouxeram seus próprios carros Type 96A.

Ao final das duas semanas, a Rússia sagrou-se campeã do Biatlo de Carros de Combate 2018, sendo seguida por China e Bielorrússia.

Ao final do quinto dia, a Alemanha sagrou-se campeã do evento, seguida da Áustria e da Suécia.

Competições entre CC tem se mostrado uma forte tendência mundial. As edições 108 e 109 da Escotilha do Comandante cobriram a Sullivan Cup e o Strong Europe Tank Challenge. O Exército Brasileiro, atento a essa tendência, irá executar em Santa Maria, de 27 a 31 de agosto de 2018, o Desafio de Blindados Plínio Pitaluga.

 

AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!

Olmiro Patric Silva Flores 1º Sgt Cav
Instrutor do CI Bld
Carlos Alexandre Geovanini dos Santos - Ten Cel
Comandante do CI Bld
registrado em:
Fim do conteúdo da página