Biatlo de Carros de Combate - Rússia 2018
Biatlo de Carros de Combate - Rússia 2018
De 28 de julho a 11 de agosto de 2018, o Exército Russo realizou a 4ª Edição dos Jogos Internacionais do Exército. Neste ano, 189 equipes de 32 nações participaram de 28 eventos competitivos. O evento contou com a coorganização da China e os exercícios foram realizados em sete países diferentes ao longo de duas semanas.
Um dos eventos realizados foi a competição Biatlo de Carros de Combate (Танковый биатлон), a qual foi disputada, em Albanio, na região de Moscou, por guarnições blindadas de 23 países como Índia, Azerbaijão, Rússia, Zimbábue, Síria e China. Cada país enviou 03 guarnições para esse evento.
O Biatlo de carros de combate foi criado com a intenção de testar e aprimorar as capacidades e habilidades das guarnições no que diz respeito à condução de Viatura Blindada de Combate (VBC) e precisão no tiro dos armamentos principal e secundários.
Condições de execução das provas:
1ª prova: individual e eliminatória
- 03 guarnições por país, cada uma em sua VBC.
- Cada guarnição passa por 3 circuitos de 3 a 5 km com a execução de tiro. No primeiro circuito a VBC deve disparar com o canhão em três alvos que simulam VBC inimiga de frente, a uma distância entre 1600 e 1800 metros. No segundo circuito o alvo simulado é um helicóptero de frente, a 12 metros de altura e a uma distância que varia de 800 a 1000 metros. Nesse alvo a guarnição deveria utilizar a metralhadora antiaérea. Na última etapa é exigido o emprego do armamento coaxial em um alvo que simula um lançador de granada anticarro portátil inimigo, disposto entre 600 e 800 metros de distância.
Durante os percursos a VBC deveria ultrapassar vários obstáculos, tais como: fosso, vau com água, campo minado, rampas, obstáculos verticais dentre outros.
- O resultado final da guarnição nessa prova foi composto pelo tempo total de passagem nos circuitos e pelos pontos acumulados nos tiros, sendo descontadas as penalidades.
As doze equipes melhores classificadas passam para a próxima fase.
2ª prova: revezamento e classificatória
- 03 guarnições por país em uma mesma VBC com substituição de guarnição.
- Cada guarnição passa por 3 circuitos, como na primeira prova, porém com nível maior de dificuldade.
- O resultado final das equipes nesta prova foi composto pelo tempo total de passagem nos circuitos e pelos pontos acumulados nos tiros, sendo descontadas as penalidades, após os respectivos revezamentos.
Na edição 2018 do Biatlo de Carros de Combate, todas as equipes militares que participaram usaram as VBC russas T-72B3, fornecidas pelos militares russos. A China foi a única exceção, já que seus militares trouxeram seus próprios carros Type 96A.
Ao final das duas semanas, a Rússia sagrou-se campeã do Biatlo de Carros de Combate 2018, sendo seguida por China e Bielorrússia.
Ao final do quinto dia, a Alemanha sagrou-se campeã do evento, seguida da Áustria e da Suécia.
Competições entre CC tem se mostrado uma forte tendência mundial. As edições 108 e 109 da Escotilha do Comandante cobriram a Sullivan Cup e o Strong Europe Tank Challenge. O Exército Brasileiro, atento a essa tendência, irá executar em Santa Maria, de 27 a 31 de agosto de 2018, o Desafio de Blindados Plínio Pitaluga.
Olmiro Patric Silva Flores 1º Sgt Cav
Instrutor do CI Bld
Carlos Alexandre Geovanini dos Santos - Ten Cel
Comandante do CI Bld