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Solução para treinamento e consciência situacional das guarnições de blindados

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Solução para treinamento e consciência situacional das guarnições de blindados

 

Figura 1: SARC REMAX instalado na VBTP M113
Fonte:O Autor

 

A busca pela excelência no combate utilizando viaturas blindadas impõe um incessante aperfeiçoamento do material utilizado e da metodologia de treinamento e adestramento das tropas blindadas.

Para auferir esses objetivos, várias empresas a nível mundial estudam e desenvolvem tecnologias para garantir uma maior letalidade e um maior tempo de sobrevivência para as viaturas blindadas (VB) no campo de batalha.

Nesse escopo, o Exército Brasileiro (EB) adquiriu, nos últimos 10 anos, uma variedade de VB para modernizar sua frota, como exemplo a aquisição das VB da família Leopard, a VBTP Guarani, a VBCOAP M109 A5+. Essas aquisições trouxeram um avanço tecnológico para a tropa blindada, como novas metodologias de ensino e de treinamento para a utilização dos Produtos de Defesa (PRODE) adquiridos.

Com isso, o EB iniciou parcerias com algumas empresas nacionais e internacionais que produzem tecnologia para blindados, empresas de países como EUA, Israel, Itália e Alemanha fazem parte desse rol. Dentre as parceiras para desenvolvimento tecnológico, podemos citar a Ares Aeroespacial e Defesa, que é uma empresa brasileira que produz soluções tecnológicas em equipamentos e sistemas para defesa e segurança do país. A Ares opera desde 2010 como uma subsidiária da empresa de defesa israelense Elbit Systems.

Durante a LAAD 2019 – Feira Internacional de Defesa e Segurança - a empresa Ares apresentou mais uma inovação tecnológica para o treinamento de guarnições blindadas. Trata-se do simulador STARMAX, uma solução da empresa para o treinamento dos operadores do Sistema de Armas Remotamente Controlado (SARC) Remax. Seu software foi criado pela própria empresa tendo como base o sistema operacional Linux.

 

Figura 2: Computador robustecido para o instrutor
Fonte:O Autor

 

O simulador é composto basicamente por um computador robustecido portátil o qual é conectado ao SARC através de dois cabos, dando a possibilidade de imersão no software do simulador por parte do atirador. Durante a simulação, o instrutor, de posse do computador, cria e aplica os exercícios de tiro para os militares em treinamento.

 

Figura 3: Interface do programa
Fonte:O Autor

 

O STARMAX cria uma experiência real do emprego da REMAX em um ambiente virtual controlado. Todos os movimentos e ações no punho do atirador se refletem no sistema de armas, com exceção do disparo laser e do disparo da arma, que são desativados pelo simulador por questões de segurança.

Segundo o engenheiro de sistemas da Ares, todas as possibilidades do SARC podem ser exploradas pelo simulador. Com ele é possível simular e praticar toda a técnica de tiro antes da utilização do armamento com munição real. O engenheiro destacou ainda que a viatura pode estar em movimento para dar um maior realismo ao exercício de treinamento e, em uma arquitetura modular, o STARMAX poderá ser levado à uma sala de instrução- simulação.

Esse sistema simples de simulação pode ser utilizado em qualquer plataforma blindada em que a REMAX estiver instalada. Durante a LAAD 2019 o sistema foi apresentado em uma VBTP M113 do Corpo de Fuzileiros Navais. Sendo assim, caso seja adquirido esse SARC, as tropas que utilizam a VBTP MSR Guarani e a VBMT LSR Lince poderão empregar o simulador durante os cursos de operação e por ocasião dos treinamentos da tropa.

Mantendo o ímpeto no aperfeiçoamento dos PRODE da tropa blindada, a empresa Ares apresentou ainda dois sistemas de consciência situacional 360 graus, utilizando câmeras que podem ser instaladas em qualquer viatura.

O primeiro deles é o sistema SENTINEL, composto por um monitor de LCD (liquid crystal display) de 15 polegadas que permitirá ao motorista conduzir e manobrar a viatura sem a necessidade de desescotilhar, permanecendo protegido enquanto mantém uma visão de 360 graus no entorno da viatura. A quantidade de câmeras a serem instaladas para o SENTINEL dependerá da necessidade de utilização, sendo que o sistema permite a instalação de uma até seis câmeras, com canais diurno e noturno.

 

Figura 4: Painel de controle das câmeras do SENTINEL
Fonte:O Autor

 

Figura 5: Câmera do SENTINEL
Fonte:O Autor

 

O outro sistema de consciência situacional é o IRON VISION, no qual o operador utiliza um visor leve e compacto acoplado ao seu capacete, além disso, é necessário o conjunto de câmeras com visão 360 graus, que possui visão diurna e noturna.

O IRON VISION pode ficar à disposição para qualquer membro da guarnição, podendo ser utilizado, independentemente, por mais de um integrante ao mesmo tempo, estando cada um deles com seu respectivo visor, compartilhando apenas o mesmo sistema de câmeras.

 

Figura 6: Sistema de câmeras do IRON VISION
Fonte:O Autor

 

O IRON VISION utiliza informações pré-carregadas acerca do terreno e obstáculos, possui ainda um algoritmo avançado de correções de distorções, o qual elimina distorções visuais e previne enjoos.

Tanto o SENTINEL como o IRON VISION, podem ser instalados e adaptados em qualquer viatura.

 

AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!

Olmiro Patric Silva Flores - 1º Sgt
Monitor do CI Bld
Carlos Alexandre Geovanini dos Santos - Ten Cel
Comandante do CI Bld
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