Novas viaturas blindadas para o apoio de Engenharia no Exército Americano
Novas viaturas blindadas para o apoio de Engenharia no Exército Americano
As principais iniciativas do US Army que visam atualizar a Arma de Engenharia frente aos desafios do combate em larga escala são:
- A atualização doutrinária do manual FM 3-34 Engineer Operations;
- O programa de substituição dos blindados M113 pelos blindados multiuso versão engenharia (Armored Multi-Purpose Vehicle Engineer Support Variant, sigla AMPV-ESV); e
- A substituição das viaturas blindadas lançadoras de ponte com plataforma de M48/M60 pelas viaturas blindadas com plataforma M1A1 Abrams.
Este artigo visa aprofundar o tema sobre o programa de blindados multiuso versão engenharia.
O Armored Multi-Purpose Vehicle (AMPV) foi desenvolvido pela BAE System, sendo o novo blindado sobre lagartas projetado para atender as necessidades do Exército dos EUA. Ele tem como base o veículo de combate de infantaria Bradley, em uso pelos EUA desde 1981. O AMPV terá as seguintes versões: comando de missão, morteiro, evacuação médica, tratamento médico, emprego geral e engenharia.
O programa AMVP-ESV é classificado como emergente pelo Exército dos EUA e possui um orçamento inicial de US$ 50,9 milhões. Esse montante é destinado ao custeio das atividades de pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação do veículo, devendo ser aplicado ao longo dos anos fiscais 2020 e 2021.
O quadro a seguir compara as capacidades atuais do blindado M113 com as capacidades requeridas que estarão presentes no novo blindado AMPV:
Capacidades atuais (M113) |
Capacidades requeridas |
Não pode manter o mesmo ritmo de deslocamento que os elementos de manobra apoiados dentro das brigadas blindadas |
Veículo com suficiente potência e mobilidade capaz de manter a posição doutrinária dentro das formações de manobra das brigadas blindadas |
Insuficiente capacidade de preservação e proteção da tripulação contra ameaças modernas |
Capacidade de preservação e proteção da tripulação contra ameaças modernas e emergentes |
Insuficiente espaço interno para atender a configuração padrão do Grupo de Engenharia (dois tripulantes e sete fuzileiros) |
Espaço interno para dois tripulantes e sete fuzileiros |
Os M113 versões de engenharia estão muito além de sua vida útil |
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O AMVP-ESV fornece um transporte altamente móvel e com proteção blindada, capaz de acessar posições e locais decisivos no campo de batalha. Além disso, o AMVP-ESV prove às tropas de engenharia a capacidade de realizar demolições, lançar e reduzir campos minados, lançar obstáculos e fortificações, abrir brechas em obstáculos, e combater como infantaria, se necessário.
Uma das grandes vantagens do AMVP-ESV será a capacidade de acoplar acessórios em sua unidade externa de força hidráulica, visando, sobretudo, as operações de abertura de brechas. Essa unidade fica na parte dianteira do veículo e terá como acessórios o rolo antiminas, arado antiminas e detector de artefatos explosivos. Além disso, o AMVP-ESV será equipado com sistema de marcação de brechas.
Outra característica importante do AMVP-ESV é que sua classificação militar está dentro das capacidades de carga de todas as pontes de assalto e táticas atualmente existentes no Exército dos EUA. Isso também é valido quando o AMVP-ESV está equipado com qualquer um de seus acessórios.
O programa AMPV-ESV prevê a compra de 864 veículos, sendo a compra inicial autorizada de 289 blindados. As primeiras unidades de testes e avaliação serão entregues nos anos fiscais 2022-2023, sendo a produção prevista para iniciar no ano fiscal 2024.
Por fim, as unidades de engenharia, quando equipadas com o AMVP-ESV, terão grande potencial para abertura de brechas, provendo os comandantes de manobra com melhores opções táticas. Isso irá reduzir a dependência de implementos orgânicos (não acessórios) como os rolos antiminas e o detector de artefatos explosivos.
Marcelo Gones Sabbá de Alencar – Cel
Oficial de Ligação do EB junto ao US ARMY
Carlos Alexandre Geovanini dos Santos - Ten Cel
Comandante do CI Bld