A importância da utilização do Conjunto de dispositivos de teste MES 3 Manutenção Elétrica na depanagem de panes da torre da VBCCC Leopard 1A5 BR
A importância da utilização do Conjunto de dispositivos de teste MES 3 Manutenção Elétrica na depanagem de panes da torre da VBCCC Leopard 1A5 BR
A Força Terrestre teve um grande avanço tecnológico com a aquisição da VBC CC Leopard 1A5 BR pelo Exército Brasileiro. Porém, com esse avanço tecnológico, surgiu a demanda de uma manutenção mais rigorosa e técnica.
Essa manutenção mais técnica impactou diretamente os mecânicos de torre, apresentando novos conceitos nunca vistos nos bancos escolares, como a elétrica e eletrônica.
Como estes carros de combate foram adquiridos já usados, com sua última atualização próxima dos 15 anos, os mesmos começaram a apresentar diversas panes em seus sistemas elétricos e eletrônicos, em decorrência do término da vida útil de componentes internos ou da própria ação da umidade proveniente do clima da região sul do País.
Estes componentes elétricos e eletrônicos correspondem a computadores, módulos gerenciadores de energia, optrônicos, entre outros.
Se estes componentes apresentarem falhas, isso acarretará na indisponibilidade da viatura. Com base neste contexto, o mecânico de torre deve realizar uma busca minuciosa e precisa para diagnosticar o componente em pane e realizar o conserto ou substituição. Essa técnica de busca é chamada de depanagem.
Para realizar uma depanagem das panes da torre, o mecânico utiliza vários meios até chegar com exatidão ao problema. Estes meios iniciam sempre pelo sistema de autodiagnóstico do próprio Carro (RPP 1-11), o qual realiza um escaneamento. De acordo com a complexidade da pane, o mecânico pode utilizar de ferramentais especiais a equipamentos e dispositivos de teste dos sistemas elétricos e eletrônicos da torre.
Um dos equipamentos mais completos e importantes que o mecânico de torre pode vir a utilizar é o Conjunto de Dispositivos de Teste MES 3 - Manutenção Elétrica. Este equipamento possibilita ao mecânico o acesso aos sinais dos cabos elétricos do sistema de controle de tiro. Com ele são medidos ou verificados determinados sinais da torre da VBC CC Leopard 1A5 BR para a localização de módulos com defeito.
A utilização deste equipamento tem uma grande importância pois facilita o diagnóstico da pane, garante uma grande precisão e não corre-se o risco de danificar outro componente do sistema de controle de tiro do carro. Antes do uso do Conjunto de Dispositivos de Teste MES 3, era realizado um diagnóstico com menor precisão, ficando o mecânico algumas vezes com duas ou três causas prováveis da pane, correndo o risco de realizar um pedido errado ou de danificar um componente ao instalá-lo no sistema em curto-circuito. De posse do deste equipamento, o mecânico consegue identificar a causa da pane.
O Conjunto é composto por 3 caixas do tipo Case rígido para proteção, em duas delas existe uma grande variedade de cabos adaptadores, onde pode-se adaptar e medir sinais de quase a totalidade dos cabos elétricos da torre do Leopard 1A5 BR, e na terceira caixa possui três mesas adaptadoras, onde são instalados os cabos adaptadores, e a leitura dos sinais é feita através de um Osciloscópio Digital Portátil.
A utilização do equipamento é norteada pelo seu manual técnico, o qual utiliza-se das panes encontradas no sistema de autodiagnóstico para iniciar a sua instalação.
O manual técnico do Conjunto de Dispositivos de Teste MES 3 MntElt descreve quais componentes elétricos podem estar envolvidos na pane. Com o conhecimento destas informações, o mecânico realizará a instalação das mesas e cabos adaptadores na saída do componente emissor do sinal elétrico, e outra mesa na entrada do componente receptor, com isso é realizado a leitura de valores do sinal de saída e do sinal de entrada com o uso do Osciloscópio Digital. Estes valores são comparados com os valores de referência, encontrados no manual técnico do equipamento, e estando em desacordo com a referência pode-se determinar se a pane encontra-se no componente emissor, no cabo elétrico ou no componente receptor, com isso realizando o pedido correto dos componentes.
Através de todas informações apresentadas, pode-se demonstrar a importância do Conjunto de dispositivos de teste MES 3 MntElt na manutenção corretiva das VBC CC Leopard 1A5 BR, diminuindo o tempo necessário para realizar a busca das panes, aumentando a precisão do diagnóstico, e preservando componentes.
Diego Nunes Carvalho – 3º Sgt
Monitor do CI Bld
Carlos Alexandre Geovanini dos Santos - Cel
Comandante do CI Bld