Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > Periódicos > Escotilha do Comandante > A participação do Chile no exercício Worthington Challenge
Início do conteúdo da página

A participação do Chile no exercício Worthington Challenge

Acessos: 519

A participação do Chile no exercício

Worthington Challenge

 

 
Figura 1: VBC CC Abrams
Fonte: https://www.facebook.com/ArmouredCorpsSchool/posts/exercise-worthington-challenge-2019
 

Ocorreu na Base Militar de Gagetow localizada na província de New Brunswick, Canadá, entre os dias 20 e 27 de setembro de 2019, o exercício internacional de Worthington Challenge, que reuniu participantes do Canadá, Dinamarca, Chile, Estados Unidos da América (EUA) e Polônia.

O evento vem sendo realizado anualmente e consiste de uma competição de guarnições blindadas de carro de combate (CC) e nesse ano completou seu sexto ano de existência. 

O exercício tem objetivo de padronizar e aprimorar técnicas , táticas e procedimentos, bem como medir o grau de adestramento de cada força participante, através do planejamento e desenvolvimento de uma série de atividades que permitem verificar habilidades individuais e capacidades das equipes na execução de missões de tiro com as suas viaturas blindadas de combate (VBC) de dotação.

O torneio compreende uma série de desafios, entre os quais se destacam uma pista de tiro de VBC CC para avaliar o adestramento das guarnições com o tiro do canhão 120 mm.

Vale ressaltar que apenas os EUA não utilizam VBC CC da família Leopard 2, os americanos participaram da competição com VBC CC M1A2 Abrams e a VBC Fuz M2 Bradley.

Como único representante sul-americano, o exército chileno fez frente aos demais países nessa grande competição de carros de combate, sendo representado pelas guarnições do Grupo Blindado Nº 8 Exploradores, da 3ª Brigada Acorazada La Concepción e do Grupo Blindado Nº 7 Guias, da 2ª Brigada Acorazada Cazadores.

Os especialistas da Arma de Cavalaria iniciaram as atividades no Canadá com um período de familiarização dos procedimentos para executarem as diferentes pistas da competição.

No dia 22 de setembro de 2019, os chilenos começaram sua participação com uma prova de navegação terrestre, onde fizeram deslocamento com o veículo Textron Systens Canadá 4X4 Tactical Armoured Patrol Vehicle ( TAPV ).

 

 
Figura 2: oficina de navegação terrestre
Fonte: https://www.infodefensa.com
 

Na segunda jornada da competição, dia 23, os representantes sul-americanos executaram provas de habilidades técnicas, incluindo simulação com armas de pequeno calibre como o fuzil Diemaco C7 de 5,56x45mm, prova de força, reconhecimento de silhuetas OTAN, precisão e condução de apoio de fogo de artilharia e classificação de vítimas segundo a gravidade do ferimento, tipo de tratamento e a evacuação dos feridos.

 

 
Figura 3: oficina com fuzil 5,56
Fonte: https://twitter.com/Ejercito_Chile
 

No dia 24, os chilenos participaram de uma pista de tiro com a VBC CC para verificar e mensurar as habilidades da guarnição com o canhão L44/120mm, além disso, cumpriram uma prova de navegação terrestre (embarcados) de aproximadamente 20 km para medir a capacidade da tripulação no terreno, executaram tarefas de identificação de veículos de combate e reação ao ter contato com uma ameaça inimiga, sendo designados 20 alvos para 20 tiros, por último as guarnições fizeram uma marcha a pé para medir suas capacidades individuais e coletivas.

O exército Chileno participa da competição desde o ano de 2016. Nesse ano conquistaram a quinta colocação, sendo campeão geral do torneio os donos da casa.

 

 
Figura 4: oficina de tiro real
Fonte: https://www.infodefensa.com
 

Portanto, vale ressaltar que a competição Worthigton Challenge permite que os participantes comparem sua real situação perante as demais tropas, havendo um grande ganho para os participantes com o aumento de experiência e troca de conhecimento, no emprego de técnicas, táticas e procedimentos em uso das principais tropas blindadas no ocidente.

 

AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!

André Lanes – 2º Sgt
Instrutor do CI Bld

Carlos Alexandre Geovanini dos Santos - Cel
Comandante do CI Bld
registrado em:
Fim do conteúdo da página