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Sistema do Exército para o Gerenciamento

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O uso de sistemas do Exército Brasileiro para o gerenciamento da frota blindada

O grande volume de materiais existente no Exército Brasileiro, aliado aos custos para mantê-los em condições de uso, exige o emprego de sistemas capazes de auxiliar no gerenciamento de todo o ciclo de vida desses materiais.

Ao tratarmos especificamente da frota blindada, vê-se que o alto custo de aquisição e de manutenção, somado à complexidade dos componentes das viaturas, é fator que faz aumentar ainda mais a necessidade desses sistemas.

A seguir, serão apresentados alguns dos principais sistemas de controle de materiais e de recursos existentes no Exército. A correta utilização das funcionalidades de cada um poderá tornar a árdua tarefa de gerenciar uma frota blindada um pouco menos complexa.

O Sistema de Controle Físico (SISCOFIS)

Atualmente, esse sistema é a porta de entrada de qualquer material pertencente à Força. No momento da chegada do material, seja acompanhado de nota fiscal ou guia, deve-se atentar para seu correto cadastramento. Dados como o número do patrimônio e a conta contábil a que pertence, além do valor patrimonial, serão fundamentais para um gerente que deseje controle total sobre o material.

Um veículo blindado sempre é recebido com diversos itens que serão imprescindíveis no momento de sua operação. Durante o ato do cadastramento é quando se tem a oportunidade de detalhar e relacionar corretamente todos os componentes do veículo. Além disso, existe todo o ferramental e os manuais que podem ser em mídias ou físicos, e que também devem ser cadastrados corretamente no SISCOFIS.

Esse sistema permite, ainda, o registro das manutenções realizadas e proporciona maior segurança das informações, ao não dependermos somente do livro registro físico, que pode vir a ser extraviado ou danificado. Dessa forma, fica registrado um histórico completo do material, facilitando assim, seu gerenciamento. Com a implantaçã o do SIGELOG, já em fase bem avançada, será disponibilizado o controle sobre uma gama muito maior de informaçõ es gerenciais. Desde o planejamento da demanda, passando pela obtençã o, pelo gerenciamento dos contratos, até o desfazimento do material. Esse sistema corporativo do EB possibilitará um acompanhamento muito mais detalhado e completo do ciclo de vida de um frota blindada.

Sistema de Cadastramento de Necessidades Logísticas

Trata-se de um sistema extremamente simples, mas de fundamental importância para o gestor de qualquer tipo de frota. É a partir dele que o COLOG extrai as informações para a confecção do Plano de Descentralização de Recursos Logísticos (PDR Log). O PDR Log é um acordo firmado entre o COLOG, as Regiões Militares, a Base de Apoio Logístico do Exército e os Grupamentos Logísticos, que permite maior participação e flexibilidade para os grandes comandos na logística da manutenção e apoio às suas OM.

As OM, seguindo um calendário pré estabelecido, lançam suas necessidades logísticas, que por sua vez comporão o PDR Log. As principais demandas abrangidas no PDR Log são aquelas relativas a peças e a serviços de 2º e 3º escalões, itens da cadeia de suprimento - tais como pneus, baterias, extintores, tintas e afins -, manutenção dos postos de abastecimento, lavagem e lubrificação, manutenção de oficinas, aquisição de ferramental e aquisição de viaturas administrativas. Em meados de setembro de cada ano, ocorre a aprovação e assinatura do PDR Log pelo Comandante Logístico. A partir daquele momento, as OM podem dar início à fase interna dos procedimentos licitatórios. Com essa antecipação, é possível a execução orçamentária já no primeiro semestre de A+1.

 

Em consequência, facilita-se a redução de valores inscritos em restos a pagar, o atingimento das metas de execução orçamentária, proporcionando maior eficiência, eficácia e efetividade na aplicação dos recursos pú blicos. O gerente de frota blindada que estiver acompanhando todos os processos relacionados ao SCN Log terá muito mais segurança no emprego dos recursos e, consequentemente, uma maior confiabilidade na utilização das viaturas.

Sistema Logístico de Manutenção (SisLogMnt)

Sem dúvida, o sistema mais importante para um gerente de frota blindada é o SisLogMnt. A geração de disponibilidade, a eficiência nos processos logísticos, a obtenção de indicadores e subsídios para a tomada de decisões passam por um uso correto e constante desse sistema. Utilizado principalmente para gerenciar a manutenção e a gestão de recursos por parte da Diretoria de Material, esse sistema também é acessado via browser por meio da EBNet. Os principais usuários do SisLogMnt em uma Unidade são seu comandante, o S4, o controlador de blindados os comandantes e os adjuntos de pelotão de manutenção e os mecânicos. Em OM de manutenção, são os integrantes do COL, do GRCP e os mecânicos.

No gerenciamento de uma viatura pelo sistema, é possível realizar o cadastro, a atualização dos dados do material, verificar a disponibilidade, executar lançamentos no Livro Registro, controle dos componentes aplicados, das manutenções realizadas, controle do empréstimo da viatura e outras funcionalidades. É possível, também, o controle das manutenções preventivas, os registros das ações corretivas e terceirizadas, todas essas acompanhadas da abertura das Ordens de Serviço. Nas manutenções corretivas e terceirizadas, deverão ser lançados os serviços executados e os suprimentos aplicados com os respectivos valores, para que a D Mat possa executar a descentralização dos créditos necessários.

O sucesso na utilização desse sistema, como o de muitos outros, depende da confiabilidade dos dados inseridos pela “ponta da linha”.

Sistema de Acompanhamento da Gestão (SAG)

Desenvolvido em 2011 pelo TC Manfrini, da turma de 1998 de Intendência da AMAN, teve sua utilização iniciada em 2014 na 2ª ICFEx e em 2015 foi disponibilizado para todas as Unidades Gestoras (UG) do Brasil. A intenção do Sistema é proporcionar a usuários previamente autorizados, uma consulta consolidada sobre registros contábeis de diversas organizações militares. Tem como características básicas o acesso via Web pela EB Net, exporta relatórios em vários formatos (Excel, PDF, Word, etc), é atualizado diariamente, possui fóruns para discussões e vídeo aulas explicativas sobre seu funcionamento. Dentre as inúmeras funcionalidades disponíveis, pode-se destacar algumas que o gerente de frota blindada deverá ter conhecimento para que auxilie a administração da sua OM a empregar melhor os recursos recebidos: A “Análise de Empenhos Não-liquidados” é uma funcionalidade que possibilita a consulta de todas as notas de empenho da UG que encontram-se na situação “a liquidar”, além de proporcionar o acompanhamento do número de dias que se passaram desde a emissão dessas NE. Deve-se verificar se foi ultrapassado o prazo de 30 dias (ou aquele previsto em edital) após o recebimento das notas de empenho pelos fornecedores (para os créditos do exercício corrente), bem como devem ser analisadas, de forma particularizada, a situação de cada nota de empenho de restos a pagar que ainda se encontram na situação “a liquidar” (RPNP).

Após esse breve panorama sobre alguns dos sistemas que o gerente de frota blindada deve ter conhecimento, percebe-se que a função exige conhecimento de uma ampla gama conceitos da administração pública. O gerente não saberá operar detalhadamente cada um dos sistemas citados; porém, a consulta frequente e a possibilidade de cobrar de cada seção responsável que os dados lançados sejam confiáveis, proporcionará segurança e eficiência no gerenciamento da frota. Os óbices que são consequência da constante escassez de recursos financeiros na Força Terrestre, serão amenizados com a utilização desses sistemas. Mais importante que isso será a confiabilidade no emprego da frota blindada, gerando, assim, cada vez mais poder de combate ao Exército Brasileiro.


EDUARDO PAUSE – Maj
Chefe da Seção de Ensino de Manutenção de Blindados do CI Bld

Alexandre Checheliski – Ten Cel
Cmt do CI Bld
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