Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > Periódicos > Torreta do Adjunto > A Seção de Viaturas Blindadas de Reconhecimento do Pelotão de Cavalaria Mecanizado
Início do conteúdo da página

A Seção de Viaturas Blindadas de Reconhecimento do Pelotão de Cavalaria Mecanizado

Acessos: 2804

         A Seção de Viaturas Blindadas de Reconhecimento (Seç VBR) é uma das cinco frações que integram o Pelotão de Cavalaria Mecanizado (Pel C Mec). Em função do seu poder de fogo, mobilidade e proteção blindada, essa fração é considerada o elemento de choque do pelotão.
         Dando prosseguimento aos assuntos abordados pelos comandantes de pequenas frações neste espaço, serão apresentados a seguir alguns aspectos referentes a Seç VBR. Aspectos esses em relação à sua estrutura em pessoal e material, missões que a Seção pode cumprir e algumas considerações a respeito de suas viaturas e a possível modernização das mesmas.
         Sendo a Seç VBR uma das frações que integram o Pel C Mec, é importante abordar aqui algumas particularidades do Pel, como a sua estrutura organizacional, que é muito peculiar. Integram o Pel o Grupo de Comando (Gp Cmdo); o Grupo de Exploradores (G Exp); o Grupo de Combate (GC); a Peça de Apoio (Pç Ap); e a Seção de Viaturas Blindadas de Reconhecimento (Seç VBR).
         O Pel C Mec está estruturado com frações que possuem armamentos de diferentes calibres, viaturas leves e blindadas médias sobre rodas, além de militares com diferentes qualificações.
         Um fator de relevância das frações do Pel C Mec é que, depois do planejamento centralizado, a ação das mesmas em algumas oportunidades ocorre de maneira descentralizada, e a iniciativa de seus integrantes é fundamental para o êxito da missão.
         A Seç VBR, é composta por duas viaturas EE-9 Cascavel, sendo uma delas comandada por um segundo sargento que é o adjunto do pelotão (Adj Pel) e também comandante da seção, e a outra por um terceiro sargento, comandante da viatura e ala da seção.
         A guarnição de cada uma das VBR é constituída pelo comandante, pelo cabo atirador e pelo cabo motorista.
         Ainda no que diz respeito ao pessoal, a função exercida pelo adjunto do Pel é muito importante para o sucesso da Seç VBR e do Pel. Durante as atividades de preparação para a missão, enquanto o Comandante de Pelotão (Cmt Pel) está realizando as atividades de planejamento da manobra, o Adj Pel está encarregado das medidas administrativas no tocante a logística e pessoal. Após cada embate com o inimigo, o Adj verifica com os Cmt de cada fração as necessidades de recompletamento (munição, combustível, pessoal, etc). O sargento Adj do Pel está encarregado, ainda, de auxiliar o Cmt Pel no que se refere à manutenção da disciplina e da moral da tropa, além do controle de efetivos.
         A Seç VBR progride por lanços, que podem ser sucessivos ou alternados, mantendo-se sempre uma distância entre as viaturas que permita o apoio mútuo e proporcione segurança. Sempre busca utilizar as cobertas e abrigos que o terreno proporcione, evitando pontos notáveis e a exposição desnecessária. A Seç VBR atua em todas as operações que o Pel C Mec tem condições de executar, sempre apoiada pelos fuzileiros do GC.
         Em missões de reconhecimento de eixo, o combinado formado pela Seç VBR e pelo GC poderá ser empregado liderando o movimento do Pel, quando o contato com o inimigo for iminente e o fogo de armas automáticas de pequeno calibre estiverem interferindo no movimento do pelotão. Pode ser empregada, ainda, quando for necessário um maior poder de fogo à frente.
         Durante a execução de alguma das Técnicas Especiais de Reconhecimento (Rec de ponte, Rec pelo fogo, Rec de desfiladeiro, Rec de um ponto de passagem, etc.), a Seç VBR deve estar em constante observação do terreno, da ação do G Exp e do GC, posicionando-se de forma a apoiar pelo fogo direto as ações dos mesmos.
         Por ocasião da ocupação de uma Posição de Bloqueio (P Blq) a Seç VBR deverá ocupar o núcleo da posição do Pel, em condições de bater a principal via de acesso para carros de combate que incidam sobre a posição. Essa ação sempre será apoiada pelo GC que fará a proteção aproximada das VBR dentro dos abrigos posicionados na crista militar, logo à frente da sua posição.
         A Seção VBR desenvolve várias atividades na P Blq, entre as quais: seleção das posições de tiro (principal, de muda e suplementar), limpeza dos campos de tiro e de observação, e confecção dos roteiros de tiro para os prováveis alvos. Cabe ressaltar que a Seção VBR é a fração do Pel C Mec que possui as melhores condições de realizar o retardamento do inimigo nos movimentos retrógrados, em função do seu poder de fogo e do alcance do seu armamento principal.
         Para essas atividades, o Adj Pel deverá distribuir os setores de tiro para cada carro e as viaturas entrarão em posição conforme for determinado, com desenfiamento de couraça, sempre aproveitando ao máximo o período de luminosidade.
         Outra possibilidade de emprego da Seç VBR é na formação de pelotões provisórios. Nesse caso, as Seç VBR dos Pel C Mec do Esqd podem formar um Pelotão de Viaturas Blindadas de Reconhecimento com até 06 (seis) VBR (02 de cada Pel C Mec).
         A VBR Cascavel foi fabricada na década de 70, pela Empresa Brasileira Engesa (Engenheiros Especializados S.A.). Possui como armamento principal um canhão 90 mm e como armamento secundário duas Mtr 7,62 mm, sendo uma antiaérea e outra coaxial ao canhão, possui ainda 6 lança fumígenos.
         Quanto ao Sistema de Pontaria, o Cascavel está equipado com uma Luneta de Pontaria Ótica, sendo que os movimentos em direção e elevação da torre e do canhão são realizados por meio de sistemas inteiramente mecânicos. Possui uma blindagem do tipo face endurecida que fornece proteção contra Projétil Perfurante 7,62mm à 100m (ângulo de 90º) e contra Projétil Comum 7,62mm à 50m (ângulo de 90º).
         Passados mais de trinta anos desde o início de sua produção, é inegável que necessitem de melhoramentos em seus sistemas. A adoção de um sistema de giro elétrico e/ou eletro hidráulico da torre daria ao Cascavel maiores capacidades na busca e na aquisição de alvos de maneira rápida e precisa. Sistemas de controle de fogo com câmeras diurna e termal, que permitam o combate noturno, seriam melhoras significativas das capacidades da Seç VBR, na sua missão de apoiar pelo fogo direto o Pel C Mec.
         Nesse sentido, o projeto de atualização da VBR Cascavel que está sendo desenvolvido atualmente poderia ser uma boa alternativa para prolongar a vida útil desses blindados, principalmente se considerarmos alguns fatores como:
- o alto valor do patrimônio envolvido e a grande quantidade de viaturas distribuídas pelas diversas OM de Cavalaria Mecanizadas. - a manutenção e a cadeia logística desses blindados, estrutura já consolidada, com peças de reposição de fácil aquisição no comércio e de fabricação nacional.
- a tropa de C Mec já possui o conhecimento do blindado, seria necessário apenas uma atualização para que possam operar os novos equipamentos. Além desses fatores, no escopo do Projeto Estratégico do Exército (PEE) GUARANI está previsto o desenvolvimento de uma VBR 8 X 8 que poderá substituir a viatura Cascavel.
         Dessa maneira, nessas modestas linhas buscou-se apresentar uma das frações do Pel C Mec, unidade básica da Cavalaria Mecanizada e que possui organização em pessoal e material únicas. Com certeza essa fração, seja com suas viaturas modernizadas ou com uma nova VBR constitui-se no ponto forte do Pel C Mec.

ORGULHO DE SER SARGENTO !
AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!


Jose Lino Lopes da Roza – S Ten
Monitor do CI Bld
Varlei Edemundo Batista da Silva – S Ten
Adjunto de Comando do CI Bld
Aprovado pelo Cel Ádamo Luiz Colombo da Silveira
Comandante do Centro de Instrução de Blindados

registrado em:
Fim do conteúdo da página