Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > Periódicos > Torreta do Adjunto > Videoaulas motivadoras para a fase EaD
Início do conteúdo da página

Videoaulas motivadoras para a fase EaD

Acessos: 868

         A primeira fase de um curso de especialização em operação de Viatura Blindada no Centro de Instrução de Blindados é realizada na modalidade a distância (EaD). Essa etapa da formação do futuro operador especialista é o período em que o CI Bld lhe disponibiliza material em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para seu primeiro contato com os assuntos que serão aprofundados na fase presencial.
         De acordo com Nunes e Botelho (2016)1, um dos objetivos dessa fase é nivelar o conhecimento de militares menos experientes com aqueles que já possuem maior vivência no assunto ministrado.
         Até 2014, todo o material disponibilizado no AVA para os cursos de operação de qualquer das viaturas blindadas da família Leopard (VBC CC Leopard 1 A5 BR, VBE Soc, VBEL Pnt e VBE Eng) era praticamente o mesmo, pois era baseado no chassi da VBCCC Leopard 1 A5 BR e em disciplinas comuns de interesse da tropa blindada como um todo.
         As disciplinas comuns, como Identificação de Blindados, Tipos de Blindagens, Armamento Anticarro e outras, embora de conhecimento dos militares de Cavalaria, oriundos dos Regimentos de Carros de Combate (RCC), eram de difícil assimilação aos militares de Engenharia e Material Bélico, tendo em vista as diferentes rotinas das suas funções exercidas em suas OM de origem. No caso específico dos militares de Engenharia, oriundos dos Batalhões de Engenharia de Combate Blindados, até aquele ano, ainda não dispunham de uma Seção de Instrução de Blindados (SIB) implantada em suas OM.
         Com relação aos conteúdos disponíveis sobre o motor e seus sistemas anexos, transmissão, trens de rolamento e chassi da VBCCC Leopard 1 A5 BR, os alunos deparavam-se com uma enorme quantidade de dados técnicos, até então, sem precedentes em suas carreiras.
         Com o objetivo de tornar mais amigável esse primeiro contato com assuntos relacionados à tropa blindada, a equipe de instrução do módulo das Viaturas Blindadas Especiais (VBE) da Seção de Ensino de Operação de Blindados (SEOB), após encarar o desafio de iniciar a implantação da abordagem do Ensino por Competências no Curso de Operação da Viatura Blindada Especial de Engenharia (VBE Eng) de 2016, decidiu modificar o AVA para sua fase EaD.
         O primeiro passo foi filtrar o conteúdo, reduzindo o volume de informação teórica. O segundo foi adaptar as instruções para uma linguagem mais informal com a produção de videoaulas baseadas na primeira parte do manual de operação e conservação da VBE Eng, que trata da descrição sumária e breve resumo do funcionamento dos diversos sistemas da viatura.
         Essa abordagem mais específica à Viatura em estudo propiciou não apenas uma introdução ao vasto universo de informações técnicas, cujo conhecimento seria fundamental para a fase presencial, mas também, uma prévia familiarização com a estrutura do Manual do Operador da Viatura.
         Por experiências prévias da equipe de instrução em cursos na modalidade EaD, como os da plataforma Coursera2, por exemplo, sabia-se que um vídeo de curta duração poderia conter o mesmo conteúdo de um texto longo e, no entanto, teria maior probabilidade de ser completamente assistido do que o texto de ser totalmente lido e assimilado.
         Levando-se em consideração que a utilização frequente de smartphones e demais dispositivos móveis para assistir a vídeos é um hábito inerente à geração dos atuais alunos do CI Bld, após um período de pesquisa, chegou-se a um modelo de estrutura para a página de cada assunto no AVA, que se subdivide em três seções:
Seção 1: Texto introdutório motivacional;
Seção 2: Videoaula de até 10 min (por parte); e
Seção 3: Trabalho Pedido contextualizado a uma situação tática fictícia.

O texto introdutório


         Trata-se de um texto curto, de 20 a 25 linhas, completa ou parcialmente transcrito da internet tratando de um tema motivador relacionado ao assunto, porém desprovido de dados técnicos. Preferencialmente textos históricos, pois esses têm maior credibilidade. Por exemplo: na página do Assunto Sistema Elétrico, apresentou-se um texto contando a invenção e a evolução histórica do alternador na indústria automobilística. A fonte da pesquisa encontra-se no rodapé do mesmo.

A videoaula


         Para facilitar a confecção de uma sequência de videoaulas, um roteiro modelo foi utilizado:
1 - Uma mensagem de boas vindas com a capa padrão de slides do CI Bld (7”): “Bem vindo de volta aos estudos do Curso de Operação da Viatura Blindada Especial de Engenharia Leopard 1 BR.”;
2 - Uma provocação, questionamentos ou algo que desperte o interesse do aluno (13”);
3 - Uma vinheta padronizada por curso, contendo o símbolo do CI Bld, o nome Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires, o nome do Curso e a identificação do Tutor (20”);
4 - Uma frase motivacional entre aspas, com nome do autor abaixo (4”);
5 - O título do assunto de forma atrativa (5”);
6 - Os objetivos da videoaula nos padrões de slide do CI Bld (10”);
7 - Videoaula propriamente dita, objetiva (aproximadamente 8 min). Para tanto, utilizar o máximo de imagens detalhadas da viatura, seu manual ou do componente em que se está narrando. A música de fundo não deve ultrapassar 6% do volume da voz do narrador. Arquivos de áudio podem ser utilizados e livremente baixados do sítio: www.youtube.com/audiolibrary/music. Esses arquivos não necessitam de pagamento referente a direitos autorais. Ao utilizá-los, basta indicar a fonte nos créditos do vídeo;
8 - Advertência escrita na tela aos instruendos orientando-os à execução dos Trabalhos Pedidos (10”);
9 - Créditos: fontes das imagens, trilha sonora, filmetes e animações utilizadas para a confecção da videoaula (5”);
10 - Fecho contendo o símbolo do CI Bld sobre um fundo preto ao centro e, sob o mesmo, o endereço eletrônico do Centro (www.cibld.eb.mil.br) e informações sobre os direitos de cópia (© 2016 Centro de Instrução de Blindados – Todos os direitos reservados.) (2”).

O Trabalho Pedido

         Inicia com um pequeno texto apresentando uma situação hipotética, contextualizada em uma Operação fictícia, na qual é apresentado o problema, que pode ser resolvido com os conhecimentos adquiridos após assistir à videoaula. Utiliza-se questões abertas (descritivas).


Conclusão

         A proposta ora apresentada não visa ser um modelo definitivo, pelo contrário, espera-se que haja continuidade na evolução do processo e adaptação para as tecnologias que se modificam muito rapidamente.

ORGULHO DE SER SARGENTO !
AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!


Jonas Daniel Santos – 1° Sgt
Aux da Seção de Silmuladores do CI Bld
Varlei Edemundo Batista da Silva – S Ten
Adjunto de Comando do CI Bld
Aprovado pelo Cel Ádamo Luiz Colombo da Silveira
Comandante do Centro de Instrução de Blindados


1NUNES, Josiano Matter; BOTELHO, Leo Machado. A importância do Ensino à Distância (EAD) para os Cursos e Estágios do Centro de Instrução de Blindados. CI Bld – Torreta do Adjunto – Ano I – Nr 12 – 17 de outubro de 2016. Disponível em: <http://www.cibld.eb.mil.br/index.php/periodicos/torreta-do-adjunto/>
2COURSERA – Plataforma de cursos e treinamentos em todas as áreas do conhecimento disponibilizados na modalidade EaD por Instituições de Ensino renomadas do mundo inteiro.
registrado em:
Fim do conteúdo da página