Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > Periódicos > Torreta do Adjunto > Simulador de procedimentos de manutenção
Início do conteúdo da página

Simulador de procedimentos de manutenção

Acessos: 1213
        
        A Torre Didática de Manutenção da VBCCC Leopard 1 A5 BR ou Turret Maintenance Training (TMT), vem contribuindo muito para elevar a qualidade da especialização dos sargentos da Qualificação Militar de Material Bélico/Mecânico de Armamento do Exército Brasileiro, por meio do curso de manutenção da torre da VBCCC Leopard 1 A5 BR, que é ministrado no Centro de Instrução de Blindados “General Walter Pires”.
        A Força Terrestre vem buscando adequar-se às novas estruturas de ensino e metodologias de transmissão de conhecimentos técnicos, táticos e de procedimentos de manutenção. Para tanto, a inserção da simulação nos cursos de manutenção vem trazendo agilidade, praticidade, realismo e economia de recursos financeiros neste processo.
        A simulação de manutenção é um método técnico que permite representar de forma construtora as atividades de manutenção. Para simular as atividades didáticas de ensino de manutenção foi instalado um computador de inserção de panes que está adaptado a torre do blindado, fazendo com que a mesma apresente uma anormalidade no seu funcionamento. Também foi acoplado um painel auxiliar na parte superior da torre, que reproduz para os alunos e para o instrutor, as atividades que estão sendo desenvolvidas pelos militares dentro da torre da Viatura Blindada, permitindo que possam acompanhar ações que estão sendo executadas, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem seja otimizado no transcorrer do curso de especialização.
        A Torre Didática de Manutenção possui as mesmas capacidades operacionais de uma VBCCC Leopard 1 A5 BR. Os componentes eletroeletrônicos que integram o referido simulador são os mesmos utilizados na torre do veículo. No entanto, alguns desses componentes foram adaptados para possibilitar a inserção de panes através de um computador. Entre eles estão: a unidade eletrônica de testes, o computador de tiro, a caixa de comando do atirador e o EMES 18. Todos os componentes adaptados encontram-se listados no manual técnico de operação da Torre Didática de Manutenção. Por ocasião da capacitação do pessoal o manual foi fornecido pela empresa alemã Krauss-Maffei Wegmann (KMW) ao Exército Brasileiro.
        A blindagem adicional, que está presente na VBCCC, foi retirada da Torre Didática de Manutenção e a carcaça da mesma foi seccionada facilitando a interação entre o aluno e instrutor. Também foi projetada uma plataforma com nove bancos do lado externo da mesma, possibilitando que os alunos e o instrutor acompanhem as instruções sentados ao redor da plataforma. A energia elétrica para a Torre é obtida por uma fonte estabilizada de 380 V para 28 V. Desta forma, temos o ambiente simulado das baterias fornecendo alimentação necessária para o funcionamento da torre, sem necessitar a presença do blindado, o que aumenta a qualidade das instruções e diminui o custo financeiro da atividade.
        Outro ponto importante é que todas as atividades práticas de manutenção preventiva1 podem ser ministradas e executadas na Torre Didática de Manutenção. Com isso, evita-se o desgaste do material que por vezes, torna indisponíveis as VBCCC Leopard 1 A5 BR que são utilizadas nas atividades operacionais dos Regimentos de Cavalaria de Combate ou até mesmo do Centro de Instrução de Blindados.
        Como podemos perceber, o crescente avanço tecnológico dos materiais de emprego militar utilizados pela Força Terrestre exige cada vez mais uma maior capacitação dos operadores e dos militares envolvidos na manutenção desses materiais. O projeto da Viatura Blindada da família Leopard 1 A5 veio a agregar de forma significativa o preparo e emprego da tropa blindada, possibilitando aumento da operacionalidade, conhecimento técnico e contato mais estreito com diversos sistemas embarcados.
        Desta forma, conclui-se que simuladores como a Torre Didática de Manutenção estão contribuindo muito para a melhoria e a especialização dos militares do Quadro de Material Bélico do Exército Brasileiro.


ORGULHO DE SER SARGENTO !
AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!

Roque Prieto da Rosa – 1º Sgt MB
Monitor do CI Bld
Varlei Edemundo Batista da Silva – S Ten
Adjunto de Comando do CI Bld
Aprovado pelo Cel Ádamo Luiz Colombo da Silveira
Cmt CI Bld
1

1 Periodicidade de execução das manutenções:

F1 – Mensal

F2 – Semestral

F3 – Anual

F4 – Bianual

F5 – Quadrianual

registrado em:
Fim do conteúdo da página