Santa Maria, a Hélice Tríplice em Movimento
Nos dias 4 e 5 de novembro, o Centro de Instrução de Blindados recebeu duas visitas que materializam o conceito da Hélice Tríplice, a abordagem desenvolvida por Henry Etzkowitz e Loet Leydesdorff, que é baseada na perspectiva da Universidade como indutora das relações com as Empresas (setor produtivo de bens e serviços) e o Governo (setor regulador e fomentador da atividade econômica), visando à produção de novos conhecimentos, a inovação tecnológica e ao desenvolvimento econômico.
Estiveram conhecendo a organização militar acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria e empresários do Pólo Metal-Mecânico de Cahoeira do Sul.
Durante as visitas, buscou-se destacar as janelas de oportunidades individuais da Academia e do Setor Produtivo junto ao Exército Brasileiro, mas, principalmente, as possibilidades de interesse mútuo com foco na Indústria Nacional de Defesa.
As visitas dos acadêmicos da UFSM já suscitaram projetos importantes dentro do escopo de um convênio com o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército, com o objetivo de modernizar equipamentos de simulação, projeto que abriu as portas para que a mesma equipe esteja participando do Projeto Estratégio do Exército ASTROS 2020.
A visita de empresários do Cachoeira do Sul foi uma iniciativa Arranjo Produtivo Local Metal Centro, que é constituído por empresas do setor metalmecânico localizadas nos municípios de abrangência do Corede Central do Rio Grande do Sul.