Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Intercâmbio com a Escola de Blindados do Exército Alemão
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Intercâmbio com a Escola de Blindados do Exército Alemão

No período de 6 a 11 de outubro de 2014, o Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) participou de Intercâmbio com a Escola de Blindados do Exército Alemão, localizada na cidade Munster.

  • Publicado: Segunda, 27 de Outubro de 2014, 11h39
  • Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2016, 14h20

A iniciativa foi uma contrapartida à visita ocorrida em março deste ano, quando o Chefe da Seção de Cursos daquela Escola e um oficial do Estado-Maior do Exercito Alemão estiveram no CI Bld para viabilizar uma cooperação por meio de instrutores residentes nas duas escolas. Naquela ocasião, a proposta era de que um militar brasileiro realizasse atividades de instrução na Alemanha.

No período de 6 a 11 de outubro de 2014, o Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) participou de Intercâmbio com a Escola de Blindados do Exército Alemão, localizada na cidade Munster. A iniciativa foi uma contrapartida à visita ocorrida em março deste ano, quando o Chefe da Seção de Cursos daquela Escola e um oficial do Estado-Maior do Exercito Alemão estiveram no CI Bld para viabilizar uma cooperação por meio de instrutores residentes nas duas escolas. Naquela ocasião, a proposta era de que um militar brasileiro realizasse atividades de instrução na Alemanha.

A atividade ocorreu no Centro de Treinamento de Munster, que reúne sob o comando de um oficial general, estabelecimentos de ensino e campos de instrução, e constou de dois dias de demonstrações do material militar alemão e das capacidades necessárias à condução do combate e um dia destinado à conhecer a estrutura de ensino daquela Escola.

Durante as demonstrações, desenvolvidas de forma bastante didática, foi possível identificar todos os equipamento e tipos de tropas do Exército Alemão, ver o desdobramento de um Posto de Comando de Batalhão; a organização de uma Área de Apoio Logístico de uma brigada blindada; a sistemática de evacuação de feridos do campo de batalha; a simulação de acidente Químico, Biológico, Radiológico e Nuclear; a realização o de um comboio de logístico em área hostil e um ataque de batalhão com o emprego de todos os meios apresentados no primeiro dia, utilizando munição real.

Foi possível atestar o adestramento e as capacidades do Exército Alemão, mas, principal atenção foi creditada à visita às instalações do Centro de Treinamento de Blindados, subordinado à Escola, verdadeiro congênere do CI Bld. Durante a visita, foi realizado um breafing sobre a organização e atribuições do Centro de Treinamento; visita às instalações, com destaque para os meios de simulação e discussão sobre as oportunidades de cooperação.

Hoje, aquele Centro possui um efetivo de 250 militares e realiza 12 cursos. Para apoiar a instrução, emprega quatro cabines de simulação do carro de combate (CC) Leopard 2A6 e uma torre de procedimento do mesmo CC; um simulador não virtual para o motorista e um simulador virtual para o comandante e o atirador da Viatura Blindada de Combate Fuzileiro (VBCFuz) Marder. Além disso, utilizam outras instalações destinadas à simulação construtiva, que permitem o adestramento de um batalhão.

A título de informação, hoje, o CI Bld possui 272 militares e realiza 20 cursos e estágios. Em termos de equipamentos de apoio à instrução com os CC Leopard 1 A5, possui quatro cabines de simulação para o Leopard 1 A5 BR; duas torres para procedimentos; um simulador virtual para motorista; conjuntos portáteis de simuladores para o Leopard 1 A5 BR; Dispositivos de Simulação e Engajamento Tático (DSET) e não utiliza em seus cursos a simulação construtiva por meio de softwares dedicados. Ressalta-se, também, que o CI Bld emprega desde 2006 o software de simulação virtual Steel Beast e desde este ano, o Virtual Batlespace 2 (VBS 2).

Ao final da visita, foi informado que o Exército Alemão tem a intenção de enviar o Chefe da Seção de Cursos do Centro de Treinamento para permanecer pelo menos dois meses em no CI Bld, como parte do início da cooperação de instrução entre os dois Exércitos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página