Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Curso Avançado de tiro (CATir) realiza exercício em Rosário do Sul - RS
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso Avançado de tiro (CATir) realiza exercício em Rosário do Sul - RS

Comunicação Social do Centro de Instrução de Blindados

Entre os dias 06 a 09 de agosto, os alunos do Curso Avançado de Tiro (CATir) do Sistema de Armas da Viatura Blindada de Combate – Carro de Combate Leopard 1A5 BR completaram, no Polígono de Tiro Tenente de Lacerda, na Guarnição de Rosário do Sul – RS, mais uma etapa importante do curso que capacita os futuros Instrutores Avançados de Tiro (IAT) do referido sistema de armas.

  • Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 11h39
  • Última atualização em Sexta, 17 de Agosto de 2018, 11h52

A montagem, direção, condução e análise de resultados de exercícios de tiro real, bem como da Correção em Zero (processo pelo qual se regula a precisão dos armamentos embarcados na Viatura Blindada de Combate (VBC) são algumas das atribuições mais importantes do Instrutor Avançado de Tiro. A turma de 2018 do curso teve a oportunidade, sob a supervisão da equipe de instrução deste Centro, de realizar estas atividades em duas fases.

Na primeira, foi realizada a Correção em Zero da munição HEAT-T (High Explosive Anti Tank with Tracer, ou, em português, Alto Explosiva Anti Carro com Traçante), na qual se obteve, através de tiros controlados e diversos cálculos aprendidos durante as etapas de ensino à distância e presencial, correções que garantem a capacidade de atingir alvos com precisão de 25cm a 1000m.

Em uma segunda fase, os alunos, divididos em grupos, integraram a direção de um exercício de tiro real, na qual tiveram de elaborar e conduzir um exercício de autoria própria, considerando níveis de instrução e adestramento da tropa que participaria da atividade. Esta atividade conta com um conjunto de alvos sensorizados e controlados remotamente, que permite à direção de tiro, de uma posição segura, apresentar ou ocultar alvos parados ou em movimento, que ocultam-se, automaticamente, ao receber um impacto. Esta fase foi otimizada pelo apoio de duas guarnições do 4º Regimento de Carros de Combate, sediado em Rosário do Sul - RS, que executaram os exercícios montados e dirigidos pelos futuros IAT.Ao final de ambas estas fases, boa parte das competências exigidas de um IAT foram postas à prova, tendo os alunos da turma de 2018 do CATir logrado êxito nas mesmas, estando em condições de manter os níveis de excelência exigidos da Tropa Blindada do Exército Brasileiro.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página