Curso Avançado de tiro (CATir) realiza exercício em Rosário do Sul - RS
Comunicação Social do Centro de Instrução de Blindados
Entre os dias 06 a 09 de agosto, os alunos do Curso Avançado de Tiro (CATir) do Sistema de Armas da Viatura Blindada de Combate – Carro de Combate Leopard 1A5 BR completaram, no Polígono de Tiro Tenente de Lacerda, na Guarnição de Rosário do Sul – RS, mais uma etapa importante do curso que capacita os futuros Instrutores Avançados de Tiro (IAT) do referido sistema de armas.
A montagem, direção, condução e análise de resultados de exercícios de tiro real, bem como da Correção em Zero (processo pelo qual se regula a precisão dos armamentos embarcados na Viatura Blindada de Combate (VBC) são algumas das atribuições mais importantes do Instrutor Avançado de Tiro. A turma de 2018 do curso teve a oportunidade, sob a supervisão da equipe de instrução deste Centro, de realizar estas atividades em duas fases.
Na primeira, foi realizada a Correção em Zero da munição HEAT-T (High Explosive Anti Tank with Tracer, ou, em português, Alto Explosiva Anti Carro com Traçante), na qual se obteve, através de tiros controlados e diversos cálculos aprendidos durante as etapas de ensino à distância e presencial, correções que garantem a capacidade de atingir alvos com precisão de 25cm a 1000m.
Em uma segunda fase, os alunos, divididos em grupos, integraram a direção de um exercício de tiro real, na qual tiveram de elaborar e conduzir um exercício de autoria própria, considerando níveis de instrução e adestramento da tropa que participaria da atividade. Esta atividade conta com um conjunto de alvos sensorizados e controlados remotamente, que permite à direção de tiro, de uma posição segura, apresentar ou ocultar alvos parados ou em movimento, que ocultam-se, automaticamente, ao receber um impacto. Esta fase foi otimizada pelo apoio de duas guarnições do 4º Regimento de Carros de Combate, sediado em Rosário do Sul - RS, que executaram os exercícios montados e dirigidos pelos futuros IAT.Ao final de ambas estas fases, boa parte das competências exigidas de um IAT foram postas à prova, tendo os alunos da turma de 2018 do CATir logrado êxito nas mesmas, estando em condições de manter os níveis de excelência exigidos da Tropa Blindada do Exército Brasileiro.