Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > O terceiro dia do 1º Desafio de Blindados “General Plínio Pitaluga”
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

O terceiro dia do 1º Desafio de Blindados “General Plínio Pitaluga”

  • Publicado: Quarta, 29 de Agosto de 2018, 19h52
  • Última atualização em Quinta, 30 de Agosto de 2018, 11h56

 

             O Comandante do Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) “General Walter Pires”, Tenente-Coronel Carlos Alexandre Geovanini dos Santos recepcionou a visita do Exmo Sr General de Brigada Alcides Valeriano de Faria Junior, Comandante da 5ª Bda C Bld (5ª Brigada de Cavalaria Blindada) – Ponta Grossa – PR, acompanhado do Exmo Sr General de Brigada Giovany Carrião de Freitas, Comandante da 6ª Bda Inf Bld (6ª Brigada de Infantaria Blindada) – Santa Maria – RS.

 

 

              Durante a jornada, os Comandantes acompanharam as atividades do DESAFIO, com exercícios divididos em três grandes oficinas, cada uma com atividades que se complementam. A oficina Nr 3 acontece no Pavilhão de Simuladores do CI Bld com atividades de memorização, identificação de blindados e simulação de cenários com execução de tiro.

 

Kamila Flores Ruas – acadêmica de Comunicação Social da UFSM.

 Oficina Nr 3 exige concentração e trabalho em equipe

           O exercício de memorização consiste em analisar e guardar as informações referentes a uma situação operacional que acontece em um terreno de combate urbano e a guarnição tem cinco minutos para memorizar e conversar sobre a área. O 1º Sgt Ancelmo Belles Brasil, do CI Bld, coordena a oficina e salienta sobre a importância da atividade de memorização para os militares em todas as operações. Logo após, os militares realizam a identificação de blindados com um questionário a ser respondido. São 25 questões nas quais fotos de vários blindados são expostas durante oito segundos para que as guarnições as identifique.

 

 

         A seguir, devem responder em 10 segundos, qual o nome da viatura e o armamento que elas possuem. A atividade é coordenada pelo 1° Sgt Rangel Panichi Flores, do CI Bld. Após a identificação dos blindados, as guarnições vão para a atividade nos simuladores. As ações foram desenvolvidas pelo 1º Sgt Altair José Steffen e pelo 3º Sgt Bruno Fermandes Mendonça, ambos do CI Bld, que confeccionaram um cenário com várias situações, desde o deslocamento, identificação de possíveis ameaças e execução de tiro. As guarnições têm que completar o percurso no menor tempo possível sendo que há penalizações para cada disparo errado e danos a amigos ou civis existentes nas localidades.

 

 

 

          O Apirante-a-Oficial Patric Schubert Kist, do 5º RCC (5º Regimento de Carros de Combate - Rio Negro/PR) participou da Oficina 3, comentou sobre a preparação para vir ao 1º Desafio de Blindados e sobre o grau de dificuldade nas atividades que foram desenvolvidas nos simuladores. As atividades da oficina 3 têm como objetivo aprimorar os conhecimentos e a prática em situações táticas com o emprego de blindados.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página