Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) “General Walter Pires” sedia o Estágio de Gerenciamento de Frota Blindada do Comando Militar do Sul.
Bibiana Pinheiro Ribeiro – Acadêmia de Jornalismo da UFSM
No dia 3 de setembro, teve início no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) “General Walter Pires” a 2ª edição do Estágio de Gerenciamento de Frota Blindada do Comando Militar Sul (CMS).
O Tenente-Coronel Carlos Alexandre Geovanini dos Santos, Comandante do Centro proferiu palavras de boas vindas ao público presente.
A atividade é, particularmente, gerida pelo CMS e teve sua 1ª edição em 2016. A finalidade é especializar os gestores de frotas de blindadas de todas as Organizações Militares (OM), Grandes Unidades e Grandes Comandos, sendo o único curso dentro do Exército que contempla a parte gerencial, suprindo uma carência advinda da extinção da Escola de Material Bélico, antes responsável pela formação.
O público heterogêneo de 28 militares, desde Aspirantes-a-Oficial até Coronéis, participaram da aula inaugural ministrada pelo General de Divisão Eduardo Segundo Liberali Wizniewsky, Chefe do Escritório da Diretoria de Material em Santa Maria.
O chefe da Seção de Ensino e Manutenção de Blindados (SEMB) do CI Bld, Capitão Maurício Wallau Vielmo, ressaltou aos Oficiais, Chefes de Oficina e Comandante de Pelotão a oportunidade de estudar durante duas semanas as quatro famílias de blindados - Americana, Alemã, Engesa e Guarani e a legislação logística que foi atualizada recentemente.
Dentro dessas famílias os estagiários aprenderam o fluxo de suprimento e manutenção, o caminho para encontrar ferramenta e seus manuais, para cada blindado. O Gerenciamento logístico da família e seus sistemas de controle; logo, conhece também o carro com o acompanhamento de um mecânico, findando para a parte prática.
Estão participando do estágio os militares da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, 3ª Divisão de Exército, 5ª Divisão de Exército, 3° Região Militar e 5ª Região Militar.
O 2º Tenente Leonardo Pereira Pacheco, Ajunto do Pelotão de Manutenção de Viatura Blindada do Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3) de Santa Maria-RS, vê uma oportunidade de aprofundamento no que já trabalha. “ Será bom falar do Leopard da família alemã, pois trabalho diretamente com a manutenção, tanto das viaturas de combate, quanto das especiais. Além de agregar conhecimento sobre as outras famílias.” Por fim, gerir uma frota utiliza-se métodos, técnicas e ferramentas, que aumentam a produtividade e eficiência das operações.