“Um ensino moderníssimo" - O Embaixador da Alemanha visita o CI Bld e elogia seu Sistema de Ensino
Bibiana Pinheiro Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo da UFSM.
No dia 30 de novembro, o Centro de Instrução de Blindados “General Walter Pires” (CI Bld) recebeu a visita do Embaixador da Alemanha no Brasil, Dr. Georg Wischel, acompanhado do Adido de Defesa, Capitão de Mar e Guerra, Volker Fritz Martin.
Acompanharam a visita o Exmo Sr General-de-Brigada Giovany Carrião de Freitas, Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, acompanhado do Coronel André Portela Batista, representante da 3ª Divisão do Exército.
O Comandante do CI Bld, Tenente-Coronel Carlos Alexandre Geovanini dos Santos, foi responsável de ministrar a palestra institucional e apresentar as peculiaridades do Estabelecimento de Ensino. Para ele, faz sentido sair de Brasília para ver a realidade. “Geralmente, em cada ano, temos 23 projetos de cooperação, que inclui consultas, encontros de nossos Estados Maiores, intercâmbios. Eu conheço esses projetos nos papéis, aqui é a realidade. O que é uma boa experiência”.
Na apresentação do Tenente-Coronel Geovanini, foi evidenciado a potência militar Alemã como referência para o Centro de Instrução. Nessa perspectiva, seis oficiais da casa já foram para a Alemanha em intercâmbio. Assim, foi proposto a possibilidade de receber um militar alemão como instrutor e da mesma forma enviar para a Alemanha um militar do Corpo Docente. Como resposta, Witschel, espera continuar a cooperação e, talvez, intensificar o intercâmbio para os Centros de Instrução da Alemanha.
Após visita, o Embaixador relata as impressões do Sistema de Ensino do CI Bld: “Para mim é muito interessante ver este amplo patamar em nível da doutrina, ensino e manutenção de forma integrada. O treinamento, maioria feito de modo virtual, propicia economizar mais, uma maior frequência na prática e um monitoramento permanente que corrige erros. Sendo esse, um ensino moderníssimo”.