Centro de Instrução de Blindados “General Walter Pires” realiza 1° Curso de Manutenção do Sistema de Armas da Viatura Blindada Guarani
Dez alunos, de diferentes cidades e estados, realizam o 1° Curso de Manutenção do Sistema de Armas da Viatura Blindada Guarani. Após 18 dias de treinamento EAD, que ocorreu entre 2 e 20 de setembro, os militares passam agora pela fase de aulas presenciais, até 22 de novembro.
Apesar das Viaturas Blindadas Guarani terem sido entregues em 2012, foi só em 2017 que cinco instrutores do CI Bld receberam a capacitação técnica, realizada no decorrer de 5 semanas, sendo as quatro primeiras com a empresa ARES nas instalações do CI Bld e a última na sede da empresa no Rio de Janeiro. De acordo com o Cap MB Maurício Wallau VIELMO, o curso viabilizou a organização para essa capacitação que está acontecendo agora, com foco na torre automática REMAX.
Os alunos são 2° ou 3° sargentos mecânicos de armamento do exército, vindos das cidades de Ponta Porã – PR; Brasília (2) – DF; Cascavel – PR; Uberlândia – MG; São Miguel do Oeste – PR; Rio de Janeiro (2) – RJ; Alegrete – RS e Quaraí – RS.
De acordo com o 1o Sgt MB Roque PRIETO da Rosa, responsável por instruir as operações de manutenção da parte interna da torre do Guarani, os alunos passam por três fases durante o processo de capacitação: na primeira, aprendem sobre o funcionamento e a operação técnica dos equipamentos; logo, compreendem como detectar falhas mecânicas e, por fim, são capacitados na montagem, desmontagem e substituição de peças. Conforme explica o Sgt. PRIETO, o principal objetivo é que os alunos aprendam e consigam executar a manutenção das peças da torre.
A partir do próximo ano, no período de 28 de setembro a 27 de novembro, o CI Bld ministrará cursos para a manutenção do canhão UT30 BR, que conta com um sistema mais complexo de operação e controle, uma vez que os instrutores serão capacitados nesse sistema de armas nos Estados Unidos no mês de fevereiro de 2020.
Texto: Estagiárias Melissa Konzem e Barbara Marmor;
Foto: Cb Caetano;
Revisão: Maj Santiago.